Há 63 anos, no dia 10 de dezembro de 1948, o Conselho Geral da ONU aprovava este dia como o Dia dos Direitos Humanos. Em abril de 1949, a Turquia aprovou a Declaração da Fundação das Nações Unidas e a partir deste ano, o Dia dos Direitos Humanos também passou a ser comemorado no dia 10 de dezembro no país.
Sabe-se que o reconhecimento desse dia só foi possibilitado pelo aumento da consciência dos direitos humanos. Durante a Segunda Guerra Mundial, ditadores arrastaram o mundo à beira do precipício, milhões de pessoas sofreram por causa da guerra, do exílio, genocídio, e por esta razão os direitos que adquirimos apenas pelo fato de sermos humanos foram reconhecidos e colocados sob garantia por parte da sociedade internacional.
Hoje, embora não ocorram grandes guerras como a II Guerra Mundial, as violações dos direitos humanos continuam em muitos lugares. O nosso objetivo é a eliminação das violações aos direitos humanos causadas por conflitos, preocupações e o terrorismo onde quer que estes ocorram no mundo.
ONU – A Organização das Nações UNidas (ONU) promove nessa data a campanha “Manifeste-se pelos direitos humanos hoje”. Queremos encorajar, incentivar e reconhecer o que você faz na sua rotina, junto com milhões de outras pessoas pelo mundo, para apoiar os direitos humanos – no trabalho, no esporte, na escola, na rua, onde quer que você esteja.
Nas redes sociais, por exemplo, você pode promover histórias de pessoas que você conhece que apoiam a questão dos direitos humanos. Todos nós precisamos e podemos fazer algo para defender os direitos humanos. Junte-se a nós – saiba como se envolver: https://nacoesunidas.org/dh2016