O embaixador do Cazaquistão esteve nesta quinta-feira (5/9), no Palácio do Buriti, com o vice-governador do Distrito Federal. No encontro, Sarzhanov reafirmou o convite ao governo local para participar da 8ª Cúpula Global de Turismo Urbano da Organização Mundial de Turismo naquele país. O evento ocorrerá em outubro.
Durante a audiência, o diplomata propôs ainda que, no próximo ano, Brasília seja sede desse fórum. “Brasília é uma cidade linda. Gosto muito dessa cidade”, elogiou. Paco Britto prontamente agradeceu a indicação. “O GDF fica honrado e será um prazer ser anfitrião desse grande evento”, frisou o vice-governador.
Entre outros assuntos, foi tratado ainda sobre uma parceria para o projeto Escola Intercultural Bilíngue (EIB) na rede pública de ensino, cujas tratativas seguem em andamento com o país.
O objetivo do projeto é favorecer o intercâmbio cultural entre estudantes brasileiros e estrangeiros, seja de forma presencial ou virtual, bem como o fortalecimento do ensino médio no Distrito Federal. As embaixadas da Espanha e da França, por exemplo, já firmaram compromisso dessa parceria com o GDF.
Outro destaque da conversa foi sobre um protocolo de intenções, assinado entre Brasília e a capital do Cazaquistão, para trabalhar e desenvolver oportunidades de cooperação e trocas de experiências entre as capitais. O intuito do protocolo é estreitar ainda mais essas oportunidades e, no encontro, foi falado em dar seguimento às ações propostas.
Também participaram do encontro a secretária adjunta de Relações Internacionais do Distrito Federal, Renata Zuquim; o assistente do embaixador, Darkhan Torekhanov e a secretária Diana Serikova. Paco Britto agradeceu a visita da comitiva asiática presenteando o embaixador com o livro Flor do Cerrado, obra que trata sobre todas as fases da construção da Torre Digital da capital.