A Venezuela inaugurou nesta quarta-feira (21) uma nova embaixada em Pyongyang, capital da Coreia do Norte. A intenção havia sido firmada em novembro do ano passado, quando uma comitiva norte-coreana visitou Caracas.
A abertura, segundo o vice-ministro venezuelano de Relações Exteriores para negócios na Ásia, Oriente Médio e Oceania, Ruben Dario Molina, irá fortalecer a aliança dos dois países frente aos “ataques e ameaças do imperialismo norte-americano, que procura nos deixar de joelhos por causa de nossa ideologia inabalável e nosso desejo de alcançar progresso econômico e social”.
Além de Molina, o governo venezuelano foi representado ainda pelo encarregado de negócios interino da Venezuela na Coreia do Norte, Mauricio Andres Bardinet Tata.
Os dois países mantêm relações diplomáticas há mais de quatro décadas, mas apenas em 2015 a Coreia do Norte abriu uma embaixada na Venezuela, onde o titular é Ri Sung Gil.
A embaixada venezuelana irá funcionar no distrito diplomático no leste da capital, perto das embaixadas do Vietnã e da Polônia, em um prédio da Secretaria de Serviços Gerais, responsável pela gestão do pessoal local que trabalha em várias embaixadas e organizações internacionais.
O nome do futuro embaixador venezuelano na Coreia do Norte ainda não foi divulgado.