O ministro italiano do Interior e líder da Liga, Matteo Salvini, exigiu nesta quinta-feira (8) eleições antecipadas “o mais rápido possível”. Seu partido, da direita conservadora, divide o poder atualmente com o Movimento 5 Estrelas, de esquerda, e encontra dificuldades para governar.
“Já que não há maioria no governo (…) demos rapidamente a palavra aos eleitores”, declarou Salvini em um comunicado. O pedido foi feito após um dia de reuniões e negociações, entre eles com o chefe de governo, Giuseppe Conte.
A declaração de Salvini expõe a crise da Liga com seu aliado antissistema, o Movimento 5 Estrelas (M5E). Os dois lados da coalizão discordam em alguns aspectos, mas principalmente sobre um polêmico projeto de linha de trem de alta velocidade entre França e Itália, conhecido como TAV.
Salvini reiterou que “é inútil seguir adiante entre vetos e disputas, como aconteceu nas últimas semanas. Os italianos precisam de certezas e de um governo que governe”.
Segundo as pesquisas de opinião, o ministro do Interior, que defende uma política de bloqueio migratório, ganharia as eleições com pelo menos 36% e poderia governar com outro partido nanico de extrema direita, o Fratelli d’Italia.