A Representação da UNESCO no Brasil, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realiza webinar para lançar publicação sobre infraestrutura das escolas brasileiras de Ensino Fundamental, na quarta-feira (31/07/2019), às 16h.
O webinar visa a difundir os principais resultados da pesquisa, destacando os indicadores criados para avaliar a qualidade da infraestrutura das escolas. Tendo em vista que a infraestrutura é um dos fatores que influencia a qualidade da educação, a publicação relaciona os indicadores de infraestrutura com os resultados escolares. Nota-se que o desempenho da aprendizagem dos estudantes é maior quando as escolas são seguras, confortáveis, limpas, acessíveis, convidativas e estimulantes. A qualidade da infraestrutura escolar também está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) e no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS4) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
O evento, exclusivamente online, tem a participação da coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero, e da professora associada do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG e uma das coordenadoras da pesquisa, Maria Teresa Gonzaga Alves. A conversa, que será mediada pela jornalista e coordenadora da Unidade de Comunicação da UNESCO no Brasil, Ana Lúcia Guimarães, irá abordar as seguintes questões, presentes também na publicação: como a infraestrutura escolar tem sido definida e mensurada nas pesquisas quantitativas, nacionais e internacionais? Na literatura acadêmica e técnica, quais dimensões, indicadores e itens são considerados (recursos pedagógicos, conservação dos prédios, instalações, entorno etc.)? Qual é a relação entre a infraestrutura e os resultados escolares?
Para receber o link de acesso ao webinar, os interessados devem fazer a inscrição online.