Qual é a educação que protege contra a violência? As alternativas a essa questão serão discutidas na próxima segunda-feira (17), durante o seminário “Educação é Proteção contra a Violência”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Cidade Escola Aprendiz no Rio de Janeiro (RJ).
O seminário reúne especialistas, autoridades, sociedade civil e lideranças adolescentes para discutir o impacto da violência na vida de crianças e adolescentes e como a educação pode ser uma estratégia crucial de proteção.
O evento será realizado no Museu do Amanhã e começa às 9h, com uma jovem carioca lendo um manifesto pelo fim da violência nas escolas e em seu entorno. Lays dos Santos fez parte de um grupo de 100 jovens de diferentes países, que se reuniram em Joanesburgo para elaborar o manifesto.
Às 10h, após a mesa de abertura, especialistas nacionais e internacionais vão apresentar um cenário sobre o tema, incluindo dados, análises e recomendações de como o Brasil pode avançar na garantia do direito à educação como estratégia de proteção à vida e de prevenção de mais violências.
Esse panorama faz parte de uma publicação que será lançada pelo UNICEF durante o evento. Além de reunir dados e trazer recomendações, o texto traz marcos legais, conceitos e um apanhado de iniciativas brasileiras que ligam a educação ao enfrentamento das violências.
No decorrer do dia, Grupos de Trabalho produzirão um conjunto de reflexões e propostas a fim de fortalecer a educação como parte de um sistema de garantia de direitos dos meninos e meninas.
O segundo dia do seminário terá como tema central o enfrentamento da exclusão escolar no estado do Rio de Janeiro, por meio da estratégia Busca Ativa Escolar.
O seminário será transmitido ao vivo pelo canal do UNICEF Brasil no YouTube: https://www.youtube.com/UNICEFBrasil/
Confira a programação completa aqui.
Serviço
O quê: Seminário Nacional “Educação é Proteção contra Violência” – Abertura
Onde: Auditório do Museu do Amanhã – Rio de Janeiro
Quando: Segunda-feira 17 de junho de 2019
9h – Leitura do Manifesto Jovem #ENDViolence e Mesa de abertura
10h às 12h30 – Mesa temática: Cenário da Educação como Proteção das Violências
Ítalo Dutra e Rosana Vega, UNICEF Brasil
Miriam Krenzinger, Cidade Escola Aprendiz/UFRJ
Rocio Aznar Daban, Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e o Caribe
Cynthia Brizuela Speratti, UNICEF Nova Iorque
Thiago de Holanda, Comitê Cearense para Prevenção de Homicídios na Adolescência
Gabriel de Souza, jovem liderança do Rap da Saúde e Plataforma dos Centros Urbanos
Gelson Henrique, jovem liderança do CiJoga