A noite de quinta-feira (06) foi importante para quem estava presentes na Embaixada do Azerbaijão em Brasília, pois foi comemorado a independência do país e o centenário do serviço diplomático do Azerbaijão. O embaixador Elkhan Polukhov celebrou com os presentes a importância do dia 28 de maio de 1918, quando foi declarada a independência.
De acordo com Polukhov, em 1991, após o colapso da União Soviética, “o Azerbaijão restaurou sua independência e imediatamente enfrentou muitos desafios externos e internos”. Porém, o diplomata afirmou que devido a visão de Heydar Aliyev, líder nacional do país, o Azerbaijão conseguiu superar os desafios e alcançar estabilidade e prosperidades.
Em seu discurso durante o evento, Polukhov declarou que atualmente o Azerbaijão tornou-se um dos países mais estáveis politicamente e economicamente, do mundo. “Através de obras de energia transregionais, transporte, infraestrutura logística e muitos outros projetos, o Azerbaijão tornou-se líder regional e agora representa mais da metade do PIB da região sul do Cáucaso”, salientou.
Mesmo afirmando que hoje o país possui uma política externa independente, equilibrada e multidimensional, o embaixador relembrou dos desafios que o país enfrenta, segundo suas palavras. Conforme dito em seu discurso Polukhov afirmou que há mais de 28 anos, “a Armênia mantem sob ocupação militar o território de Nagorno Karabakh e sete regiões pertencentes ao Azerbaijão, que constituem 20% do nosso território e impedem o retorno de milhares de cidadãos para suas casas”.
O diplomata confirmou que o país está comprometido em encontrar uma solução pacifica para o conflito de acordo com as resoluções do Conselho de segurança da ONU, adotadas em 1993. Indo além, o embaixador reafirmou os laços diplomáticos com o Brasil, com o qual vem criado uma parceria através de visitas bilaterais e intercâmbios interparlamentares.
O deputado federal Claudio Cajado, presidente do Grupo parlamentar Brasil-Azerbaijão não esteve presente no evento, mas em discurso proferido durante a celebração, afirmou que o país avança a passos largos. “O Azerbaijão foi a primeira tentativa, bem-sucedida, de se estabelecer uma república democrática e secular no mundo mulçumano. Outro ponto destacado na história do Azerbaijão é por ser a primeira nação mulçumana a conceder as mulheres direitos políticos igual aos dos homens”.
Cajado afirmou que o grupo parlamentar tem por objetivo o desenvolvimento das relações bilaterais e multilaterais. “Para tanto, reforço que temos o único propósito de manter os intercâmbios de conhecimentos, pesquisas e estudos relacionados aos dois países nos setores econômico, social, político e cultural”.