Fotos: Eliane Loin
Brasil e Vietnã possuem uma relação de cooperação frutífera há muitos anos. Nela, marcos importantes foram realizados, como a abertura da Embaixada do Brasil em Hanói em 1994; a abertura do Consulado Geral do Vietnã em São Paulo em 1998; a abertura da Embaixada do Vietnã em Brasília em 2000 e o estabelecimento da parceria bilateral abrangente em 2007, fazendo do Brasil um dos 29 países que são parceiros estratégicos do Vietnã.
Em 2019, O Brasil e o Vietnã comemoram 30 anos de parceria, cooperação e amizade. Para enaltecer essa data, a embaixada do país em Brasília fez uma cerimônia em que apresentou os últimos 30 anos dessa cooperação, os avanços feitos pela parceria entre os dois países, e condecorou dois cidadãos brasileiros, que segundo a embaixada, contribuíram para a amizade entre os povos vietnamitas e brasileiros.
O embaixador Do Bah Koa reafirmou a importância da cooperação entre Brasil e Vietnã e frisou que a Associação Vietnamita de Amizade e Cooperação Vietnã-Brasil, que tem filiais em muitas províncias do Vietnã está se preparando para a visita da ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina. “Nesse momento a associação está no Vietnã se preparando para um ato comemorativo celebrando os laços de amizade dos países, no qual participará a ministra da Agricultura Tereza Cristina. Por isso, a associação decidiu aproveitar a chegada dela para celebrar os 30 anos da nossa amizade e cooperação”.
Aproveitando a oportunidade e comemorando os 30 anos de parceria, a embaixada vietnamita decidiu no dia 14 de fevereiro de 2019, condecorar dois cidadãos brasileiros e três bolivianos reconhecendo “a contribuição positiva na promoção da amizade entre o povo do Vietnã e do Brasil”, salientou o embaixador.
Segundo Do Bah Koa, a medalha Pela Paz e Amizade é geralmente entregue para estrangeiros e vietnamitas, incluindo embaixadores estrangeiros que estão no Vietnã. “Alguns embaixadores brasileiros também já receberam essa medalha no final da sua missão no Vietnã, que reflete o reconhecimento do nosso povo pelas contribuições dadas por estrangeiros e vietnamitas na promoção dos laços de cooperação e aproximação entre os povos”.
Os condecorados foram o ex-secretário de Indústria e Comércio de Goiás, William Leyaer O’Dwyer e a jornalista Fabiana Ceyhan, editora do portal Brasília In Foco.
APOIO MÚTUO – Desde o estabelecimento das relações, os laços de amizade e cooperação entre os dois países têm tido desenvolvimentos positivos em diversos os campos, ressaltados pela embaixada. Ao longo desses 30 anos, Brasil e Vietnã trocaram visitas oficiais, com o Brasil recebendo representantes como o ex-presidente Tran Duc Luong em novembro de 2004; a vice-presidente Nguyen Thi Doan em maio de 2015; e o Vietnã recebendo o ex-presidente Lula em setembro de 2010 e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi em setembro de 2016, entre outras visitas.
Acordos também foram firmados, como o de Cooperação Científica e Tecnológica; de isenção de vistos para titulares de passaportes de serviço; cooperação no transporte marítimo; cooperação na aviação civil, entre outros acordos. Brasil e Vietnã também estão trabalhando em medidas a serem implementadas, segundo a embaixada, como esforços para implementar um memorando de cooperação em turismo, a implementação do Acordo na aviação civil com a participação de Embraer, etc.