Por Prensa Latina
O mineral de lítio e os medicamentos genéricos são dois dos temas que centrarão a atenção durante a visita do presidente da Índia, Ram Nath Kovind, ao Estado Plurinacional da Bolívia, que se inicia amanhã (28).
O representante diplomático de La Paz em Nova Delhi, Juan José Cortez Vermelhas, disse a Prensa Latina que o mandatário do populoso país asiático permanecerá na Bolívia entre os dias 28 a 30 de março. Trata-se da segunda etapa de um giro internacional que o levou Ram Nath Kovind a visitar Croácia.
Há expectativa na Bolívia pelos alcances que possa ter esta visita no campo dos recursos naturais, a possibilidade de que a Índia transfira conhecimento e capital para fazer acessíveis esses recursos. “O governo da Índia fez uma declaração muito concreta nesse sentido, fazendo notar que será um ponto nas conversas que se sustentarão com sua contrapartida da Bolívia’, agregou Cortez.
O diplomata boliviano referiu-se ao fato de que o potencial em recursos minerais da nação sul-americana permite um intercâmbio que assegura a Índia o que vai precisar em um futuro. Ele também reafirmou que o lítio da Bolívia e as necessidades da Índia desse lado proporcionam sinergias naturais entre os países.
Cortez expressou que não se trata somente de realizar comércio, mas também trabalhar conjuntamente em projetos de interesse mútuo. “A Índia precisa da matéria-prima, mas nós queremos a oferecer em condições que sejam favoráveis também para nosso desenvolvimento”, dimensionou o diplomata boliviano.
Segundo Cortez, é interesse da Bolívia contar com a transferência de conhecimentos e tecnologias para a produção de medicamentos genéricos, que são uma necessidade para o novo Sistema de Saúde Universal que implementa o governo do presidente Evo Morales.
EMPRESÁRIOS – Outros temas também serão tratados durante a visita do presidente Kovind, pois uma delegação de empresários indianos estará na Bolívia procurando oportunidades de investimento no país.
À frente da comitiva empresarial estará o vice-presidente executivo para o Desenvolvimento de Negócios da Federação de Câmeras de Comércio e Indústria da Índia, Arvind Kumar. A lista inclui a várias entidades dos setores de infraestrutura, engenharia, construção, automotriz, veículos de três rodas elétricos, tecnologias da informação, serviços, energia, mineração e metais, entre outras.