• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
domingo, 8 junho , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Últimas Notícias

Senado celebra Dia do Imigrante Italiano

15 de março de 2019
em Últimas Notícias
Tempo de Leitura: 2 mins
0

ANSA

O embaixador Antônio Bernadini participou da sessão solene em comemoração os 145 anos da imigração italiana no Brasil, realizada nesta quinta-feira (14). A presença dos imigrantes italianos foi classificada como “fulgurante e fundamental” para o desenvolvimento do país, nas palavras do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Presidente da sessão, ele acrescentou que os italianos contribuíram para o amálgama da nacionalidade brasileira, trazendo uma carga cultural e histórica que remonta ao Império Romano.

— Somos hoje no Brasil milhões de descendentes de italianos, espalhados nos 27 estados da Federação, todos nós irmanados na unidade brasileira, mas também mantendo com muito orgulho o sangue latino que veio da Itália e de Roma. Não há uma só ação, e poderia dizer na culinária, na cultura, no cinema, na indústria, no comércio, onde não haja uma presença italiana extremamente firme e forte — disse o parlamentar.

Também descendente de italianos, o senador José Serra (PSDB-SP) lembrou de quando a Itália o socorreu duas vezes nas perseguições durante o regime militar: uma quando teve que fugir do Brasil, em 1964, e outra no Chile, quando Augusto Pinochet assumiu o poder, em 1973.

— Fui preso na época do golpe do Pinochet. Quem me libertou? O governo italiano. Diretamente, fui para a Itália. É algo que até me emociona. Fui com toda a minha família. Isso me fez mais italiano ainda — disse.

Por sua vez, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) ofereceu-se para consolidar os laços de união e respeito com a Itália. Ao lembrar da última campanha eleitoral, disse que fake news acusavam sua família de ser contra os imigrantes.

— Uma mentira construída e repetida várias vezes com o único objetivo de tentar nos atacar politicamente — afirmou.

O senador Esperidião Amin (PP-SC) destacou a importância dos italianos para o desenvolvimento de Santa Catarina. E o embaixador da Itália, Antonio Bernardini, lembrou a contribuição do Brasil na defesa da democracia na Itália, com ênfase para a atuação da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.

O pedido de realização da sessão especial foi apresentado por Anastasia e contou com o apoio dos senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE), Rose de Freitas (Pode-ES), Jorge Kajuru (PSB-GO), Eliziane Gama (PPS-MA) e Nelsinho Trad (PSD-MS).

Estima-se que o Brasil recebeu mais de 1,5 milhão de imigrantes italianos, principalmente entre os períodos de 1860 e 1960. Segundo a embaixada italiana no Brasil, existiam no país em 2013 aproximadamente 30 milhões de descendentes de italianos no país.

Notícia Anterior

Oferta de stopover da TAP em Brasília sem custo extra começa em um mês

Próxima Notícia

Parlamento britânico aprova pedido de adiamento do brexit

Notícias Relacionadas

Brasil

OEA e missões internacionais credenciadas pelo TSE observam eleições no Brasil

26 de setembro de 2022
Mundo

Georgia Meloni será chefe de governo na Itália

26 de setembro de 2022
Brasil

Comissão de Relações Exteriores do Senado tem nova presidente

20 de setembro de 2022
Próxima Notícia

Parlamento britânico aprova pedido de adiamento do brexit

Tags

Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In