País centro-americano vive dias de violência política há quase um ano. Declaração de John Bolton está em linha com o que Donald Trump disse sobre regimes da Nicarágua, de Cuba e da Venezuela
Por France Presse
O Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, disse nesta quarta-feira (20) que o governo de Daniel Ortega na Nicarágua “está com os dias contados” e assegurou que “o povo nicaraguense logo estará livre”.
O assessor do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez essas declarações em uma mensagem no Twitter, em que se referiu às longas sentenças de prisão dadas esta semana pela justiça da Nicarágua a três opositores de Ortega que participaram dos protestos antigoverno no ano passado.
“O regime de Ortega condenou três líderes agrícolas a 550 anos de prisão por seu papel nos protestos em 2018, onde, segundo relatos, as forças policiais de Ortega mataram 300 ativistas. Como o presidente Trump disse na segunda-feira, os dias de Ortega estão contados e o povo nicaraguense em breve estará livre”, tuitou Bolton.
Crise na Nicarágua
Ortega, um ex-guerrilheiro de 73 anos que governa a Nicarágua desde 2007, enfrentou em abril passado protestos da oposição exigindo sua saída do poder, cuja repressão deixou 325 mortos, mais de 700 detidos e pelo menos 50 mil exilados, segundo grupos de direitos humanos e da oposição.
Trump disse em um evento em Miami na segunda-feira que “os dias do socialismo e do comunismo estão contados” na Venezuela, em Cuba e na Nicarágua, países que o próprio Bolton definiu em um discurso em novembro como a “troika da tirania”.