Quatro homens ficaram presos a mil metros de profundidade depois que estrutura no teto desabou e bloqueou uma galeria. Acidente aconteceu no município de Oyón, na região oeste do país
Por Agência EFE
Quatro mineiros peruanos estão presos dentro de uma mina no Peru desde a manhã desta sexta-feira (1º), quando uma estrutura no teto desabou e bloqueou uma galeria. Os trabalhadores estão a 1 mil metros de profundidade.
O desmoronamento na mina de carvão Pampahuay, no município de Oyón, na região oeste do país, ocorreu por volta das 3 horas (7 horas em Brasília) a cerca de mil metros de profundidade.
Companheiros dos mineradores participam do resgate, mas até o momento não foi possível usar maquinário pesado para abrir a passagem.
As empresas de mineração Raura e Buenaventura enviaram equipes para o socorro, que também tem a colaboração da Prefeitura de Oyón e de outras autoridades. O Ministério de Energia e Minas peruano está acompanhado o caso e disse que enviou equipes para a região.
A mina Pampahuay está localizada em uma área despovoada, a cerca de 3,9 mil metros acima do nível do mar, a 250 quilômetros de Lima. Em 2015, um acidente semelhante no mesmo local deixou uma pessoa morta.
Os desmoronamentos são geralmente causados pelo acúmulo de água e da umidade filtrada pela maior concentração de chuvas típicas da época nesta região dos Andes.