Ministérios foram vencedores e governo se disse ‘orgulhoso do sucesso das mulheres’, mas nenhuma foi enviada como representante para receber certificado ou medalha. Fotos viraram alvo de ironia no Twitter
O governo dos Emirados Árabes Unidos virou alvo de comentários irônicos no Twitter depois de divulgar fotos da entrega de seus prêmios “Índice de Equilíbrio de Gênero”, no domingo (27), nas quais nenhuma mulher aparece.
“Estamos orgulhosos do sucesso das mulheres dos Emirados e seu papel é fundamental para moldar o futuro do país”, dizia uma mensagem postada pelo escritório oficial de mídia de Dubai. “O equilíbrio de gênero tornou-se um pilar em nossas instituições governamentais”. O problema, porém, é que todos os prêmios foram recebidos por homens.
As categorias premiadas foram “Melhor entidade governamental que apoia o equilíbrio de gênero”, “Melhor autoridade federal apoiando o equilíbrio de gênero” e “Melhor iniciativa de equilíbrio de gênero”, e os vencedores foram o ministério das finanças, a autoridade federal de competitividade e estatística e o ministério de recursos humanos, respectivamente.
Além disso, o vice-primeiro-ministro e ministro do Interior, general xeique Saif bin Zayed al-Nahyan, foi reconhecido como a “Melhor personalidade de apoio ao equilíbrio de gênero” por seus esforços para implementar a licença de maternidade para militares do país.
Certificados e medalhas foram entregues pelo vice-presidente dos Emirados e emir de Dubai, xeique Mohammed bin Rashid al-Maktoum. Veículos de imprensa como a CNN e o jornal “Guardian” pediram ao governo que comentasse as críticas pela ausência de mulheres na cerimônia, mas não obtiveram respostas.
Entre os comentários irônicos, a holandesa Rianne Meijer escreveu: “lamento ter que ser a pessoa a contar pra vocês, mas vocês se esqueceram de convidar MULHERES”. A jornalista Erin Kilbride questionou: “A qual ‘equilíbrio de gêneros’ se refere um número igual de homens em todas as quatro fotos nas quais só aparecem homens. Você arrasou, Dubai”.