Por G1
Representantes da União Europeia e políticos britânicos comentaram sobre a rejeição do acordo do Brexit pelo Parlamento do Reino Unido nesta terça-feira (15). Veja reações:
Donald Tusk – presidente do Conselho Europeu
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, lamentou nas redes sociais o desfecho da votação. “Se um acordo é impossível e ninguém quer [um Brexit] sem acordo, então quem vai ter a coragem de dizer qual é a única solução positiva?”
Jean-Claude Juncker – presidente da Comissão Europeia
O presidente da Comissão Europeia, um dos órgãos subordinados à União Europeia, também lamentou a rejeição do acordo proposto por May. Juncker, porém, garantiu que o processo de ratificação do Brexit continua.
“O risco de uma retirada desordeira do Reino Unido aumentou com a votação nesta noite. Apesar de não querermos que isso ocorra, a Comissão Europeia vai continuar seu plano de contingência para assegurar que a UE esteja completamente preparada”, disse Juncker, em nota divulgada nesta tarde.
“Eu insisto para que o Reino Unido esclareça suas pretensões o mais breve possível. O tempo está acabando”, completa a nota.
Nigel Farage, vice-diretor do movimento contra o acordo ‘Sair significa sair’
Nigel Farage, político britânico que fez campanha para o Brexit em 2016, comemorou a rejeição do acordo. Atualmente, ele militou pelo movimento contrário à proposta feita por May. Pelo Twitter, ele pediu a renúncia da atual primeira-ministra.
“Um fracasso catastrófico da liderança de Theresa May. Se ela tem algum senso de honra, ela vai renunciar”, analisou Farage.