O sultão é o primeiro rei a abdicar no país de maioria muçulmana desde que se tornou independente da Grã-Bretanha em 1957
Notícias ao Minuto Brasil
Depois de semanas de especulações, o rei da Malásia, o sultão Muhammad V, abdicou ao trono, informou o palácio real em um comunicado divulgado neste domingo (6). De licença médica, a majestade encerra semanas de hipóteses sobre seu futuro em meio a rumores que estaria se casando com uma ex-miss da Rússia. O sultão é o primeiro rei a abdicar no país de maioria muçulmana desde que se tornou independente da Grã-Bretanha em 1957.
os 49 anos, o rei, conhecido por seu amor por carros e esportes radicais, se despediu no início de novembro por dois meses. O palácio nacional confirmou sua renúncia, mas não deu detalhes sobre por que ele estava deixando o cargo.
“Sua majestade diz ao povo da Malásia que continue unido para manter a unidade, a tolerância e trabalhar juntos”, disse o comunicado, assinado pelo controlador da casa real, Wan Ahmad Dahlan Abdul Aziz.
Não houve nenhuma declaração real sobre se o casamento ocorreu ou sobre o estado de saúde dele. A Malásia é uma monarquia constitucional, com um arranjo único, onde o trono muda de mãos a cada cinco anos. O papel gira entre os governantes dos nove estados da Malásia, liderado pela realeza islâmica centenária.
No início desta semana, a realeza islâmica do país teria realizado uma reunião especial, alimentando especulações sobre o futuro do sultão Muhammad V. Ele estudou no St Cross College, em Oxford, e no Oxford Centre for Islamic Studies.