A data foi celebrada em homenagem ao imperador, que após 30 anos, irá abdicar do trono para passar ao seu filho, o príncipe herdeiro Nahurito
Raquel Pires
Fotos: Eliane Loin
O embaixador do Japão Akira Yamada, recebeu na residência oficial, em Brasília, os convidados para a celebração em homenagem ao aniversário do Imperador Akihito. A comemoração foi antecipada para essa quinta-feira (06), mas originalmente celebrada dia 23 de dezembro, data que marca o nascimento do imperador. O evento contou com a presença de membros do corpo diplomático, jornalistas e japoneses.
Na recepção, foram preparados uma variedade de pratos da culinária japonesa, feitos pela equipe da residência oficial, gerenciada pelo chef Kazumine Nohara. Já o chef Cristiano Komiya, ficou responsável pelo sushi e sashimi com arroz koshihikari, colhido na província de Niigata, e que havia acabado de chegar do Japão. Além disso, saquês japoneses especiais também foram servidos.
Este será o último aniversário que o imperador comemora ainda no trono. Em 30 de abril de 2019, ele irá abdicar do trono para que o príncipe herdeiro Nahurito, hoje com 58 anos, assuma. O embaixador do Japão, Akira Yamada relembrou esse fato em seu discurso e afirmou que esse ano foi importante para a sociedade nipo-brasileira.
“O ano de 2018 ficou marcante pois comemoramos os 110 da imigração japonesa com a visita da Sua Alteza Imperial o Príncipe herdeiro em março ao Fórum Mundial da Água, em Brasília, e da Sua alteza Imperial a Princesa Mako em julho. Com a visita da princesa, algumas cidades receberam pela primeira vez um membro da família imperial e acolheram calorosamente”, relatou.
Os valores e princípios fundamentais partilhados pelos dois países é importante e fez com que além das visitas dos príncipes, o Brasil também recebesse a visita do Ministro Kono do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. Em contrapartida, os brasileiros foram recebidos pelos japoneses por meio de algumas autoridades, entre elas o até então deputado federal, Jair Bolsonaro, e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. “Visando o fortalecimento dessa Parceria Estratégica Global, quero fazer com a cooperação bilateral avance mais ainda em diversas áreas, como política, defesa, economia, ciência e tecnologia, educação, cultura e desporto”, afirmou o diplomata.
Yamada reafirmou a ideia é aproximar e ampliar cada vez mais as relações com o Brasil, que já são muito frutíferas, inclusive em áreas como o esporte. “Em 2020 serão realizados os Jogos Olímpicos em Tóquio. Estão sendo realizados vários intercâmbios na área de esportes e trocas de ideias ente os dois países sobre o Jogos Olímpicos, tendo como lema Do Rio a Tóquio”. O futebol também não ficou de fora, que que em 2019 a Copa América será sediada no Brasil e terá o Japão como país convidado. “Espero que possamos assistir o jogo das duas seleções na final da Copa. Se for realizado, poderemos ceder a vitória ao time brasileiro, já que será um jogo da Copa América”, brincou.