Durante a comemoração, os convidados se deliciaram com a culinária, com a música e com a luta do país
Raquel Pires
Fotos: Eliane Loin
O hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, em Brasília, foi o local escolhido para recepcionar os convidados do embaixador da Tailândia, Surasak Suparat para a festa da data nacional do país, celebrada no dia 05 de dezembro. A comemoração foi antecipada para essa segunda-feira (03) e também lembra o nascimento do falecido rei, Rei Bhumibol Adulyadej. O evento contou com a presença de membros do corpo diplomático, jornalistas, tailandeses e amigos.
O embaixador enalteceu o falecido rei da Tailândia que governou durante 70 anos no país. “Majestade viajou para quase todos os cantos mais remotos da Tailândia, não importando quão longe ou difícil de se chegar”, relatou. Reconhecido como o “Grande Rei”, Bhumibol Adulyadej trabalhou incansavelmente para servir o povo tailandês durante seus 70 anos no trono, segundo Surasak Suparat.
O monarca desenvolveu uma série de programas em diversas áreas voltados para a população da Tailândia. Esse fato foi lembrado, inclusive pelas Nações Unidas, conforme declara o embaixador. “Através de mais de 4.000 projetos de desenvolvimento, Sua Majestade forneceu conselhos técnicos para o povo tailandês e agências governamentais na formação de soluções para ajudar a melhorar a vida de nossa nação”, contou. “Além disso, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou em 2014 a resolução declarando o dia 5 de dezembro, que é o aniversário do rei, como o Dia Mundial do Solo em reconhecimento aos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento do Grande Rei no solo”.
A relação com o Brasil também não ficou de fora no discurso do embaixador, que elogiou e comentou sobre as visitas de delegações brasileiras à Tailândia. “O ano de 2018 marcou um novo capítulo das relações bilaterais entre a Tailândia e o Brasil com a visita oficial do Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, em maio desse ano. Além da 2ª Consulta Política, que recebeu o subsecretário-geral para a Ásia e Pacífico do Itamaraty, Ary Quintella, realizada em Bangkok em agosto”.
Após o discurso do embaixador, os presentes se deliciaram com um jantar típico tailandês e aproveitaram para curtir a apresentação musical do grupo Fivera, muito famoso no país e que embalou o público. A diversão não ficou só por conta música, mas também das artes marciais tailandesas. Um grupo apresentou alguns golpes de muay thai, prendendo a atenção dos convidados.