Bolsonaro chegou à capital na terça-feira. É a segunda viagem dele para Brasília depois da vitória na eleição presidencial, em 28 de outubro
Por Guilheme Mazui, G1 — Brasília
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) se reuniu nesta quarta-feira (14) com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e na sequência recebeu para audiências embaixadores que representam seus países no Brasil.
Bolsonaro chegou a Brasília na terça-feira (13). É a segunda viagem de Bolsonaro à capital depois da vitória na eleição presidencial, em 28 de outubro.
O presidente eleito recebeu Maia no gabinete de transição para um café da manhã. Bolsonaro, que é deputado federal desde 1991, tenta melhorar sua relação com o Congresso Nacional.
Na semana passada, causou mal-estar a afirmação do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a necessidade de dar uma “prensa” em deputados e senadores para aprovação da reforma da Previdência.
Bolsonaro declarou que não haveria “prensa” em parlamentares, pois o governo terá de convencer os políticos para aprovar projetos. Ele atribuiu o mal-entendido à falta de “vivência política” e de “experiência” do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.
No caso da Previdência, a tendência é deixar a análise do tema para 2019, depois da posse do novo presidente.
Agenda –De acordo com a assessoria do gabinete de transição, ainda na manhã desta quarta, Bolsonaro teve audiências com a embaixadora dos Emirados Árabes e os embaixadores do Chile, da França e do Reino Unido.
Nesta tarde, ele se reúne com governadores eleitos e futuros ministros. Bolsonaro chegou ao encontro de governadores acompanhado dos ministros dos futuros ministros Paulo Guedes (Economia) e general Augusto Heleno (GSI).
Na terça, ele trabalhou em seu gabinete, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), e visitou três tribunais superiores. Bolsonaro também anunciou o general da reserva do Exército Fernando Azevedo e Silva como futuro ministro da Defesa.