Embaixada da Espanha com o apoio do Instituto Cervantes promove o evento que apresentará filmes espanhóis até dia 07 de outubro
Raquel Pires
Fotos: Eliane Loin
Na última quarta-feira (03), o Cine Brasília recebeu a XV Mostra de Cinema Atual Espanhol 2018. Ao todo a mostra foi exibida em 9 capitais do Brasil, e traz títulos premiados nas últimas edições do Prêmio Goya, o Oscar do cinema espanhol. A mostra vai até domingo (07) e traz os filmes: A Noiva, Desnorteados, Sete minutos depois da meia noite, A Colmeia e Doñan, 4 estações. A abertura do evento contou com diplomatas e representantes de embaixadas.
O Conselheiro Cultural da Embaixada da Espanha Toribio de Prado discursou e declarou que Embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Villalonga não pode comparecer, mas enviou um vídeo falando sobre a importância do cinema espanhol e desejando que todos os brasileiros que assistirem a mostra aproveitem.
Após a exibição do filme A Noiva, uma adaptação de Bodas de Sangue de Federico Garcia Lorca, e da abertura do evento, ocorreu um coquetel com vinhos e espumantes espanhóis e comidas típicas como a paelha, acompanhado de uma apresentação do grupo de jazz “Caio Fonseca”.
Seguem os filmes que estarão em exibição até domingo (07):
Desnorteados (2015) – 04/10 às 18h30
Diretor: Nacho G. Velilla / Gênero: Drama, Comédia / Duração: 102 min. / C.I.: 10 anos
Sinopse: Hugo e Braulio, dois jovens com formação universitária, cansados de não encontrar trabalho na Espanha, decidem emigrar para a Alemanha após assistir “Espanhóis pelo mundo”, um programa que apresenta histórias de sucesso de espanhóis emigrantes. Mas logo eles descobrirão que perseguir o sonho alemão pode ser muito apavorante.
A Noiva (2015) – 04/10 às 20h30
Diretora: Paula Ortiz / Gênero: Drama, Romance / Duração: 93 min. / C.I.: 12 anos
Sinopse: Desde pequenos, Leonardo, o noivo e a noiva formaram um triangulo inseparável, mais quando se aproxima a data do casamento às coisas se complicam porque entre ela e Leonardo sempre houve algo mais que amizade. A crescente tensão entre ambos é como um elo invisível que não se pode explicar mais tão pouco se pode romper.
Sete minutos depois da meia noite (2016) – 05 e 07/10 às 18h30
Diretor: J. A. Bayona / Gênero: Drama / Duração: 100 min. / C.I.: 12 anos
Sinopse: Após a separação de seus pais, Connor, um menino de 12 anos, terá que ocupar-se das tarefas de casa, pois sua mãe está doente com câncer. Frente a isso, o menino tentará superar seus medos e fobias com a ajuda de um monstro, mais suas fantasias terão que enfrentar-se não somente com a realidade, mais também com sua fria e calculista avó. Com este novo trabalho J.A. Bayona fecha sua trilogia sobre as relações entre mães e filhos que iniciou com “El Orfanato” e continuou com “Lo imposible”.
A Colmeia (1982) – 05 e 06/10 às 20h30
Diretor: Mario Camus / Gênero: Drama / Duração: 105 min. / C.I.: 12 anos
Sinopse: “La Colmena”, baseada no libro homónimo de Camilo José Cela, é um reflexo da áspera e dolorosa realidade após a guerra civil espanhola. A ação tem lugar no café “La Delicia” de Madri, em plena pós guerra espanhola.
Doñana 4 estações (2014) – 07/10 às 21h
Diretor: Javier Molina Lamothe / Gênero: Documentário / Duração: 90 min. / C.I.: Livre
Sinopse: Este documentário fala sobre o ciclo anual de um símbolo natural da Espanha, o Parque Nacional de Doñana que fica na região de Andaluzia. É um relato que mostra a biodiversidade, as mudanças estacionais.
Serviço:
Data: 3 a 7 de outubro de 2018
Local: Cine Brasília
Endereço: EQS 106/107 – Asa Sul