• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
segunda-feira, 9 junho , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Últimas Notícias

Caixas e serviços bancários online na Venezuela param de funcionar

20 de agosto de 2018
em Últimas Notícias
Tempo de Leitura: 2 mins
0

Moeda local sofrerá corte de cinco zeros para tentar conter inflação que deve chegar a 1.000.000% ao ano.

Por G1

Os caixas eletrônicos e os serviços bancários online da Venezuela pararam de funcionar temporariamente deste domingo (19) até segunda-feira (20), data em que novo plano econômico no país entra em vigor. O apagão bancário cumpre a medida anunciada pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para a “adequação” dos bancos ao pacote de medidas.

Os serviços eletrônicos são considerados essenciais na Venezuela porque falta dinheiro em espécie no país. Quem acessou os sites dos bancos venezuelanos encontrou um aviso sobre o bloqueio.

A partir de segunda-feira, entra em vigor o plano monetário que corta cinco zeros da moeda. A divisa, inclusive, passará a se chamar Bolívar Soberano. A megadesvalorização é uma estratégia do regime de Maduro para conter a inflação prevista para 1.000.000% em 2018.

Especialistas, no entanto, estão céticos sobre a efetividade das medidas, apelidas na Venezuela de “Madurazo”. “Os próximos dias serão de muita confusão tanto para os consumidores quanto para o setor privado, especialmente o comercial. É um cenário caótico”, prevê o diretor da consultora Ecoanalítica, Asdrúbal Oliveros. A oposição, inclusive, convocou protestos e greves na terça-feira, dia seguinte ao feriado bancário decretado para readequar a política monetária do país.

Incertezas

Com medo e sem ter certezas sobre a transição da moeda, a população local fez filas em supermercados e postos de gasolina na semana passada. “Não se sabe o que pode acontecer”, disse à AFP Óscar Cabrera, acompanhado da esposa, ao sair de um supermercado em Caracas.

“Sabão, um pouquinho de carne, um pouquinho de queijo… E gastamos 70 milhões!”, lamentou Omaira Ávila. A cifra equivalerá a 700 bolívares após a reconversão monetária disposta pelo presidente Nicolás Maduro.

A preocupação também é palpável em cidades como Maracaibo, no petrolífero estado Zulia (nordeste), ou San Cristóbal (Táchira, oeste). “Se me roubam ao pagar, nem vou perceber”, se queixou Carolina Palencia, docente de 22 anos, prevendo confusões com as notas, que conviverão por um tempo indeterminado com as anteriores.

As notas de menor valor deixaram de ser aceitas por comerciantes há alguns dias. Em Zulia, a mudança monetária chega em meio a uma grave crise elétrica, que paralisou alguns setores por mais de 160 horas contínuas.

Em San Cristóbal, entretanto, muitos negócios fecharam pela incerteza. “Prefiro fechar, pois eu mesma não entendo como vamos fazer com as duas moedas”, expressou à AFP Luisa Guerra, comerciante de 53 anos.

Notícia Anterior

Projetista de ponte que desabou na Itália alertou sobre risco de corrosão

Próxima Notícia

Ex-diretor da CIA ameaça ir à Justiça contra Trump

Notícias Relacionadas

Brasil

OEA e missões internacionais credenciadas pelo TSE observam eleições no Brasil

26 de setembro de 2022
Mundo

Georgia Meloni será chefe de governo na Itália

26 de setembro de 2022
Brasil

Comissão de Relações Exteriores do Senado tem nova presidente

20 de setembro de 2022
Próxima Notícia

Ex-diretor da CIA ameaça ir à Justiça contra Trump

Tags

Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In