Embaixador Michel Mirraillet enfatiza ainda a solidez da relação bilateral e os problemas com o terrorismo
Em clima de alegria pela possibilidade de serem campeões do mundo de futebol, os franceses, em Brasília, comemoraram a data nacional no jardim da residência oficial da França, em 14 de julho. O embaixador iniciou seu discurso desejando sucesso nas eleições no Brasil, em outubro, e afirmando a confiança no processo eleitoral. “Temos confiança na solidez das instituições democráticas desse formidável país cujo dinamismo e capacidade de surpreender são tão grandes quanto à amizade e admiração que temos por ele”, afirmou Mirraillet.
Segundo o embaixador, 14 de julho é mais do que a celebração da data nacional. “É também um momento que compartilhamos com todas as democracias que, apesar dos diversos desafios que têm enfretado, como crises econômicas, conflitos e terrorismo, continuam fiéis aos seus compromissos e também a valores universais: os da liberdade, Igualdade e fraternidade”, afirmou.
Na opinião do diplomata nem todos respeitam a democracia, a liberdade de pensamento, as crenças religiosas, a cor da pele ou a orientação sexual, bem como o direito de viver em segurança e de educar os filhos. O embaixador lembrou os atentados terroristas ocorridos na França que, a seu ver, “escolheu, no passado, projetar-se no futuro com confiança, permanecendo fiel a seus compromissos europeus e a seus valores profundos”. “Vários foram os brasileiros que nos expressaram e expressam sua simpatia por essa escolha e lhe somos gratos por isso”, discursou.
O embaixador chamou de “calorosa” a relação entre a França e o Brasil, lembrando que essa ligação é antiga como mostram a Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro, e a cidade de São Luis do Maranhão, mas que continua fortemente voltada para o futuro.”Estudam hoje na França quatro mil universitários brasileiros e espero que possamos dobrar esse número nos próximos anos”, afirmou.
A gastronomia da festa ficou por conta do chef Daniel Briand que preparou doces e salgados típicos da culinária francesa.