‘Me sinto presa, agora minha vida vai mudar’, declarou Alice Souza à BBC
BBC Brasil
Até este sábado (23), a Arábia Saudita era o único país em que as mulheres não podiam dirigir automóveis. No domingo, essa proibição deixou oficialmente de existir. Em entrevista à BBC, a geógrafa brasileira Alice Ferreira Souza, de 35 anos, falou sobre ter assumido o volante do carro e dado uma volta no quarteirão onde mora, em Al Khobar, pela primeira vez.
Alice contou que até então dependia do marido ou de motoristas particulares para se deslocar. “Me sinto totalmente presa. Aqui não tem metrô nem ônibus. Deixo de fazer quase tudo porque é muito chato ter que ligar para um motorista, esperá-lo chegar, chamar um táxi em cada parada quando vou a mais de um lugar”, disse.
“Com a carteira, minha vida vai mudar. Se eu quiser sair para almoçar em algum lugar, tomar um café com alguém ou resolver qualquer coisa, vai ser muito mais simples”, afirmou.
No entanto, segundo a BBC, Alice terá que aguardar mais um pouco para ir além da voltinha de carro no quarteirão. Por enquanto, a validação da carteira internacional só está disponível, entre as estrangeiras, para americanas e inglesas.