Surgida na Índia, a yoga se tornou muito popular entre pessoas do mundo inteiro e sua data contou com uma série de aulões pelo Brasil
Raquel Pires
Hoje, dia 21 de junho, é comemorado o Dia Internacional do Yoga, oficializado pela ONU em sua 69ª assembleia geral, realizada em 2014. A homenagem recebeu a mais alta taxa de aprovação até então recebida numa assembleia da ONU, tendo recebido votos a favor por 175 nações.
A data foi criada para conscientizar sobre os benefícios do Yoga para um melhor estilo de vida que ainda pode auxiliar a saúde. A prática foi criada na Índia e também visa à ampliação da consciência e espiritualidade. O dia 21 de junho não foi escolhido à toa. Coincidentemente marca o Solstício de Verão no hemisfério Norte, sendo o dia mais longo do ano e com significado especial em muitas partes do mundo.
Para celebrar esse dia especial para muito praticantes da yoga, a Embaixada da Índia promoveu uma série de eventos. Hoje, em Brasília, amantes da prática milenar se reuniram no Museu Nacional de Brasília para uma grande aula de yoga. O Protocolo Comum do Yoga foi realizado por quatro professores. Na ocasião, o Embaixador da Índia no Brasil, Ashok Das fez um discurso e a mensagem do Primeiro-Ministro indiano Narendra Modi foi exibida em um telão.
Ashok Das se disse muito feliz por celebrar a yoga através da grande aula no Museu e afirmou que além dos benefícios, ela também traz paz. “Vocês como praticantes já conhecem os benefícios do yoga e muitos estudos pelo mundo apontam que melhora a sua flexibilidade, a consciência de mente e muitas outras coisas na nossa saúde. Aproximadamente 500 mil brasileiros praticam yoga todos dias”.
Já no Rio de Janeiro, o Cristo Redentor foi cenário da aula de yoga. O evento reuniu membros da comunidade indiana no Rio, que foram convidados a participar da aula pelo cônsul-geral da Índia no Rio, Leonardo Ananda, e pela organização internacional Arte de Viver.
Yoga no Congresso Nacional
Em homenagem a prática, a Câmara dos Deputados organizou uma sessão solene, pela primeira vez, na última sexta-feira (15), como parte dos eventos que levaram à celebração do Dia Internacional da Yoga. A sessão foi presidida pela deputada federal Erika Kokay.
O embaixador Ashok Das discursou e destacou o papel do yoga na paz mundial. Nos discursos, os palestrantes apreciaram o papel do Primeiro-Ministro Shri Narendra Modi em conceber a celebração da data em escala global. Entre os que discursaram estavam o médico José Ruguê Ribeiro Junior, a diretora-presidente do Centro de Estudos de Vedãnta e Sânscrito Vidya Mandir, Gloria Arieira, a psicóloga Susan Andrews, o líder do Movimento Ramakrishna Vedanta no Brasil, Swami Nirmalatmananda e o educador físico Daniel Miele Amado.