Horácio Cartes foi eleito senador no pleito de abril
ANSA
O presidente do Paraguai, Horácio Cartes, apresentou sua renúncia ao cargo nesta segunda-feira (8), em uma nota dirigida ao Senado. A renúncia do mandatário deverá ser votada em sessão extraordinária pelo Congresso.
A decisão já era prevista, já que Cartes foi eleito senador no pleito de 22 de abril e precisava se afastar da Presidência para assumir o novo posto em 1 de julho. A vice Alicia Pucheta assumirá o cargo de Cartes como a primeira mulher na Presidência do Paraguai.
Ela governará até 15 de agosto, quando toma posse o novo governo eleito em abril, com Mario Abdo Benítez como chefe de Estado. Cartes apresentou sua renúncia em uma carta dirigida ao presidente do Senado, o também ex-presidente Fernando Lugo.
“Adotei essa determinação para dar cumprimento à decisão democrática do povo expressada nas urnas no último 22 de abril, que me elegeu para o cargo de senador da Nação para o período 2018 – 2023”, disse. No Twitter, o mandatário, que completa cinco anos no cargo, informou que sua renúncia serve para “para continuar servindo ao país, no Senado da nação, cumprindo com a vontade popular depositada nas urnas”.