[:pb]O embaixador Francisco Ribeiro Teles (foto) recebeu, na quinta-feira (09), na sede da embaixada, autoridades, diplomatas, membros da comunidade portuguesa e amigos para comemorar o Dia de Portugal, celebrado em 10 de junho. A festa também foi uma despedida de Teles que após quatro anos e meio à frente do posto deixa o país. O embaixador português aproveitou para fazer um balanço das relações bilaterais; Brasil e Portugal, e também para agradecer a equipe de servidores da embaixada.
“A comunidade portuguesa é um exemplo de integração aqui nesse país, de Norte a Sul somos sempre bem recebidos”, disse Teles garantindo esperar uma aproximação cada vez maior entre brasileiros e portugueses, independente dos governos. Segundo ele, Portugal e Brasil mudaram muito; se modernizaram e se inovaram bastante. Portugal, a seu ver, está na primeira linha dos países europeus com forte investimento em energia alternativa. “Somos a primeira delegação diplomática a usar carros elétricos”, anunciou Teles.
Francisco Teles também citou novos acordos bilaterais nas áreas de educação e lembrou que hoje cerca de seis mil jovens brasileiros estão estudantes em faculdades portuguesas por meio do projeto Ciência sem Fronteiras. “Cada vez mais as universidades em Portugal aceitam as provas do Enem”, afirmou. O embaixador lembrou ainda do grande número de brasileiros que fazem turismo no país dele, sendo o maior mercado fora da Europa. Segundo Teles, foram mais e um milhão de turistas do Brasil que visitaram Portugal nos últimos dois anos. “Além disso, 22 por cento dos estrangeiros que vivem legalmente em território português, cerca de 110 mil pessoas, são brasileiros e formam a maior comunidade de outra nacionalidade em território português”, afirmou.
O embaixador também se disse confiante do sucesso dos jogos olímpicos aqui no Brasil “apesar do momento de desafios pelo qual passa o país”. “No Rio de Janeiro temos muitos exemplos de inovação e empreendedorismo para as competições”, acredita. Teles garantiu que Portugal já tem o que comemorar mesmo se não ganhar nas provas das olimpíadas. “Os estojos das medalhas olímpicas são portuguesas”, anunciou.
História – O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de Junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal. . O país pediu formalmente a sua adesão às Comunidades Europeias em 1977, mas somente no dia 1 de janeiro de 1986 foi oficializado, completando 30 anos de integração oficial ao bloco.
[:]