É oficial: A prestigiada ” The Oldways Cheese Coalition ” em Londres decretou ; a vitória de Parmigiano Reggiano vem depois de chegar ao final do World Cheese Awards
REGGIO EMILIA | O Parmigiano Reggiano é a melhor queijo cru no mundo. Esta não é uma afirmação paroquial, mas um reconhecimento oficial que vem mesmo de Londres.
O Rei Nacional dos Queijos – composto por 40 laticínios de Parma, Modena, Reggio Emilia e Mântua – participou do último World Cheese Awards atingindo a final juntamente com outros 15 produtos escolhidos pelo júri. O número total de queijos participantes da competição excedeu 3000 variedades, mas na capital da Inglaterra Parmigiano Reggiano obteve mais medalhas globais (38) do que qualquer outro concorrente. E ontem chegaram as notícias mais esperadas: a Latteria San Pietro di Valestra (Reggio Emilia) foi premiada com o resultado final do melhor queijo do mundo. Para estabelecer, foi a prestigiada associação internacional The Oldways Cheese Coalition. O produto foi celebrado na Sala del Tricolore, em Reggio Emilia, na presença de todos os laticínios envolvidos no projeto Nacional.
” Este título é um marco para o nosso produto – diz o presidente do Consórcio Nicola Bertinelli – porque atribuído pela coligação Queijo Oldways, uma associação internacional promovido pelos fabricantes, varejistas e entusiastas que estão lutando para preservar o direito de desfrutar de leite cru e outros queijos tradicionais. Este prêmio é o prêmio mais prestigiado obtido pela equipe nacional Parmigiano Reggiano: traz para 180 o número total de prêmios ganhos pelo grupo em seus 17 anos de vida. Parmigiano Reggiano é o queijo DOP mais premiado do mundoe representa um sistema que, todos os dias, envolve milhares de agricultores e centenas de fabricantes de queijos na busca por níveis cada vez mais elevados de qualidade “.
Durante a cerimônia na Sala del Tricolore de Reggio Emilia, as instituições apresentaram um pergaminho aos 40 queijos que, sob a égide da Parmigiano Reggiano National Team, participaram da edição de 2017 do World Cheese Awards em Londres. Um prêmio especial foi para o 4 Madonne Caseificio dell’Emilia (Lesignana, Modena), a La Traversetolo (Traversetolo, Parma) e a Latteria San Pietro di Valestra (Valestra, Reggio Emilia), premiado em Londres com as três Super Gold Medals .