Polícia do Quênia utilizou bastões e disparou granadas de gás lacrimogéneo durante os confrontos com manifestantes nesta terça (28) em Nairobi, antes da posse de Uhuru Kenyatta como chefe de Estado.
Os incidentes ocorreram na capital do país, no local onde se vai realizar a cerimônia de posse, na altura em que milhares de apoiadores do presidente tentavam entrar à força no estádio onde vão decorrer os atos oficiais.
Por outro lado, registraram-se confrontos em um terreno, situado no sudoeste de Nairobi, onde os membros da oposição ao presidente tentam organizar uma concentração de protestos contra a tomada de posse.
A cerimônia de posse de Uhuru Kenyatta, do partido TNA, para mais um mandato de cinco anos realiza-se após meses de polêmica e recursos para a Justiça, período que sucedeu a eleições realizadas em agosto e repetidas em outubro, que a oposição considera não terem sido legítimas.
Há uma semana, o Supremo Tribunal validou a vitória de Kenyatta, descartando os recursos que tinham sido apresentados em contestação aos resultados eleitorais, entre os quais o da principal coligação da oposição, a Super Aliança Nacional (NASA, na sigla em inglês), liderado por Raila Odinga. Com informações da Lusa.