Assinatura de acordo conclui negociações para encerrar quase 40 anos de conflito é comemorado pela UE e pelo Brasil
A União Europeia celebrou o acordo de paz entre o Azerbaijão e a Armênia, assinado no dia 08, em Washington (USA). Segundo o texto, o bloco “acolhe calorosamente” a reunião entre o Presidente Ilham Aliyev, do Azerbaijão, e o Primeiro-Ministro Nikol Pashinyan, da Armênia e saúda igualmente a assinatura do Acordo de Paz e Estabelecimento de Relações Interestatais entre os dois países.
O governo brasileiro também emitiu comunicado felicitando os governos da Armênia e do Azerbaijão pela assinatura da declaração conjunta pelos líderes dos dois países e pela aposição das rubricas de seus chanceleres no Acordo de Paz e Estabelecimento de Relações Interestatais. O evento marca um avanço significativo no caminho para a normalização plena das relações entre as duas nações, após décadas de tensões e conflitos.
O texto oficial divulgado pela União Europeia diz que “Conforme comunicado em diversas ocasiões a ambos os líderes, incluindo mais recentemente à margem da cúpula da CPE em Tirana, em maio de 2025, o Presidente Costa e a Presidente von der Leyen têm se sentido sinceramente encorajados pelas medidas decisivas tomadas pelos líderes azerbaijanos e armênios em sua trajetória bilateral nos últimos anos, com base também na série anterior de discussões em Bruxelas”.
O Brasil reafirmou seu apoio aos esforços diplomáticos voltados à construção de uma paz duradoura e sustentável na região do sul do Cáucaso. O governo brasileiro expressou ainda sua expectativa de que o acordo seja formalmente assinado e ratificado em breve, consolidando o compromisso dos dois países com a estabilidade regional e o diálogo construtivo.
Por quase quatro décadas, Armênia e Azerbaijão lutaram pelo controle da região de Karabakh, conhecida internacionalmente como Nagorno-Karabakh.As duas nações lutaram pelo controle da região, com múltiplos confrontos violentos que deixaram dezenas de milhares de mortos.





