Objetivo do grupo é compartilhar ideias e experiências entre companhias do Brasil no mundo dos negócios no país árabe.
O Conselho Empresarial Brasileiro nos Emirados Árabes Unidos foi lançado nesta sexta-feira (23) em Dubai. O conselho tem o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira e o objetivo de promover a troca de experiências entre empresas que atuam no país, assim como promover o diálogo de representantes do Brasil com instituições dos Emirados Árabes e incentivar os investimentos brasileiros na nação do Golfo.
Do evento de lançamento participaram representantes de empresas que já estão ou têm relação com o ambiente de negócios dos Emirados Árabes, como JBS, Alpargatas, Tropicool, Açaí Spot, BRF Foods, órgãos de promoção de investimentos, como a Invest SP, do governo de São Paulo, além de apoiadores como a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a embaixada do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, representada no evento pelo embaixador Sidney Romeiro.
O chairman do Conselho é o empresário brasileiro Omar Hamaoui. Descendente de libaneses, ele foi para Dubai no começo dos anos 2000, onde criou a Engeprot, empresa que atua no setor de construção e que já contribuiu em projetos como a biblioteca Mohammed bin Rashid e o distrito de Design de Dubai, entre outros locais. Mais recentemente, ele passou a atuar com uma trading de commodities.
Em seu discurso, Hamaoui lembrou que em sua vida nos Emirados, apoiou a chegada de diversos profissionais e empresas brasileiras. “O lançamento deste conselho é um marco no fortalecimento dos laços econômicos e culturais entre Brasil e Emirados Árabes Unidos, uma relação que prosperou desde os laços diplomáticos estabelecidos em 1974”, disse.
Chefe do escritório da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo disse que o conselho tem três objetivos: dar voz à comunidade empresarial brasileira, abrir portas para oportunidades reais de negócios e promover o contato entre pessoas e ideias. Além disso, terá foco em representação dos interesses das empresas brasileiras, conexão e engajamento “tornando diálogo em ação”.
“A Câmara Árabe está completamente comprometida nesta missão. A todos os membros fundadores, obrigado. Vamos seguir adiante juntos com propostas, unidade e uma forte ambição”, disse também em sua apresentação no evento.
Após o evento de lançamento, Solimeo disse à ANBA que o objetivo do Conselho Empresarial é ajudar empresas brasileiras que já estão nos Emirados a crescer e se desenvolver por meio de atividades e da troca de informações.
Conselho Empresarial Brasileiro terá oito conselheiros
“O Brasil é conhecido por suas praias, culturas, pelo esporte, mas o Brasil é também um país com empresas gigantescas, com uma indústria muito desenvolvida e forte”, disse citando companhias como JBS e BRF do setor de alimentos, Embraer, do setor aeroespacial, Alpargatas, de moda, e empresas que não são gigantes, porém se destacam por “levarem o Brasil” para aquele mercado, como a Açaí Spot.
Ele agradeceu à Dubai Chambers por ceder o espaço para o lançamento e os futuros encontros do conselho, que serão mensais, além de apoiar a sua criação. O conselho nasce com 20 membros fundadores, oito conselheiros, Hamaoui como chairman, e o próprio Solimeo como secretário-geral.
Fonte: ANBA