Bolat Nussupov participa de debate sobre questões de cooperação nos domínios comercial e económico com o país e cria uma “mesa de colaboração”
O Embaixador Executivo Conjunto do Cazaquistão no Brasil e na Argentina Bolat Nussupov participou da cerimônia de assinatura do memorando entre o presidente George Breitschmidt em nome da União da Carne do Cazaquistão, Presidente do Conselho, Maksut Baktybayev e o presidente George Breitscht em nome da Instituto de Promoção da Carne Argentina (IPCVA). O evento também contou com a presença do Honorável Cônsul da República do Cazaquistão em Buenos Aires, Santiago Deluca, representantes do Ministério das Relações Exteriores da Argentina e empresas argentinas.
Como parte de sua visita à capital argentina, o Embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, esteve no Consulado Honorário da República do Cazaquistão e manteve reuniões com a direção do escritório de advocacia Da Rocha Gene Munrada, que representa os interesses de várias grandes empresas argentinas. Durante a reunião, as partes discutiram perspectivas de cooperação bilateral em áreas como comércio, mineração e indústria têxtil, energia verde e fornecimento de fertilizantes minerais.
O embaixador Nussupov apresentou ao lado argentino o clima de investimento no Cazaquistão, bem como o potencial econômico, comercial e logístico do país. O quadro legislativo cazaque favorável ao apoio estatal dos investidores foi particularmente destacado. Uma lista de projetos de investimento atuais em vários setores da economia cazaque foi entregue aos parceiros argentinos. As partes acordaram em prosseguir o diálogo construtivo.
Além disso, no escritório do Consulado Honorário do Cazaquistão em Buenos Aires, o diploma cazaque se reuniu com o Cônsul Honorário Santiago Deluca, com quem discutiu maneiras de expandir ainda mais a cooperação bilateral entre o Cazaquistão e a Argentina. Santiago Deluca informou o embaixador sobre os resultados de sua viagem de trabalho a Astana em abril deste ano e compartilhou os planos de trabalho do consulado para o futuro próximo.
Mesa de colaboração – Após a cerimônia de assinatura, foi realizada por videoconferência a primeira reunião da mesa de colaboração Cazaquistão-Argentina, durante a qual as partes discutiram as principais orientações de suas atividades e trocaram informações sobre o desenvolvimento atual das economias de ambos os países, as tendências do comércio bilateral e as características da pecuária e da agricultura.
Segundo os palestrantes, a primeira reunião da Mesa de Parceria Cazaquistão-Argentina deve se tornar uma plataforma eficaz para estabelecer contatos diretos entre os círculos empresariais e organizações econômicas dos dois países em diferentes setores. Após a reunião, as partes manifestaram a sua vontade de realizar uma reunião presencial deste instituto numa das capitais dos dois países num futuro próximo.
Como se sabe, a iniciativa de criar esse mecanismo foi expressa pela primeira vez durante a 4ª rodada de consultas políticas cazaque-argentinas em Buenos Aires, em 22 de agosto de 2023. Posteriormente, em junho de 2024, na reunião do Embaixador Bolat Nussupov com a direção do Instituto Argentino de Promoção da Carne Bovina (IPCVA), foi alcançado um acordo específico sobre o trabalho conjunto sobre o tema.