Na América Latina e no Caribe, o Azerbaijão reconhece a liderança brasileira e tem procurado apresentar projetos de acordo de cooperação bilateral nas áreas econômica e comercial.
Embaixador do Azerbaijão no Brasil, Rashad Novruz, disse em reunião na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara Federal, nesta quarta-feira, 23, que “a Diplomacia Parlamentar é fundamental para o aprofundamento e fortalecimento das relações entre Brasil e Azerbaijão”. Ele se reuniu com o presidente do Colegiado Filipe Barros (PL/PR) e os deputados Claudio Cajado (PP/BA) e Lucas Redecker (PSDB/RS).
Durante o encontro, ambos coincidiram em que há grande potencial a ser explorado em termos econômicos, comerciais e culturais, entre Brasil e Azerbaijão. No ano passado, o país do Cáucaso sediou a COP-29 e, neste ano, uma grande delegação virá ao Brasil para a COP-30 incluindo parlamentares.
O Grupo Parlamentar Brasil – Azerbaijão, na Câmara dos Deputados, é presidido pelo deputado Claudio Cajado (PP/BA) e conta com 15 membros. “Nós priorizamos o diálogo parlamentar e vamos fortalecer ainda mais a cooperação já existente”, assegurou Filipe Barros.
Rashad Novruz também manifestou interesse em promover, em conjunto com a CREDN, evento para discutir a geopolítica do Cáucaso e as relações bilaterais, com foco em investimentos recíprocos. “Quando falamos em investimentos, estamos falando de algo que beneficie os dois países como um todo”, sublinhou o Embaixador.
Fonte: CREDN