Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assina memorando de entendimentos para desenvolvimento e investimentos no setor.
O ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira (PSD-MG), assinou em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, um memorando de entendimentos (MoU) com o ministro dos Investimentos dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Hassan Alsuwaidi para pesquisa e desenvolvimento e investimentos no setor mineral (que envolve petróleo e mineração) nos dois países. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (10) pela agência de notícia dos Emirados, WAM.
O MoU tem o objetivo de apoiar investimentos mútuos em exploração e desenvolvimento de minerais além de pesquisa, educação e treinamento de profissionais que trabalham no setor. Segundo as informações da WAM, o MoU é resultado das conversas do encontro que o príncipe-herdeiro e presidente do Conselho Executivo de Abu Dhabi, Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan, teve com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro do ano passado no Brasil.
Após a assinatura do encontro, Alsuwaidi disse que este MoU “é um marco no aprimoramento da cooperação no setor de mineração” entre Brasil e Emirados. Silveira afirmou que “em um mundo interconectado, essas colaborações internacionais robustas são essenciais para garantir a gestão responsável de recursos, ao mesmo tempo em que promovem o crescimento econômico”.
Durante a assinatura do MoU, Silveira também se reuniu com o príncipe-herdeiro dos Emirados. Neste encontro, foram discutidas oportunidades de ampliar as relações econômicas entre os dois países, principalmente nos setores de energia e exploração mineral.
Também participaram da reunião, segundo a WAM, a ministra de Estado para Cooperação Internacional, Reem bint Ebrahim Al Hashimy; o Ministro de Energia e Infraestrutura, Suhail bin Mohammed Al Mazrouei; o presidente da autoridade de Assuntos Executivos, Khaldoon Khalifa Al Mubarak; o secretário-geral do Conselho Executivo de Abu Dhabi, Saif Saeed Ghobash; o embaixador dos Emirados Árabes no Brasil, Saleh Ahmad Salem Alsuwaidi; e o vice-CEO do Grupo Mubadala, Waleed Al Mokarrab Al Muhairi.
Fonte: ANBA