Em Brasília embaixador Peter Claes promove evento em homenagem ao monarca
A embaixada da Bélgica sediou, no dia 06, a Festa do Rei – evento que é celebrado desde 15 de Novembro de 1866, com a coroação do primeiro Rei belga, Leopold I. Durante a cerimônia, o embaixador Peter Claes, discursou sobre a importância da data para o povo belga, sobre a independência, os conflitos mundiais e ainda sobre as sólidas relações com o Brasil. Os famosos chocolates e wafers belgas adoçaram a noite dos convidados.
A Bélgica e o Brasil mantêm laços históricos de amizade e cooperação desde a independência quase simultânea dos dois países. A aproximação política não tem nenhum destaque, mas, de acordo com o embaixador, neste ano aconteceram Consultas Políticas satisfatórias.
O diplomata aproveitou para anunciar a visita de uma importante missão econômica belga, de 24 a 30 de novembro, liderada pela Princesa Astrid da Bélgica. A monarca representará seu irmão, Sua Majestade, o Rei Filipe. A missão contará com a presença dos três Ministros-Presidentes das regiões da Bélgica; de Ministros Federais e sltos funcionários de vários ministérios; bem como de diretores de universidades belgas.
Peter Claes lembrou da importância ainda maior de 2024 para a Bélgica que assumiu a presidência rotativa do Conselho da União Europeia durante o primeiro semestre. “No final de um ciclo legislativo da UE, a Bélgica conseguiu concluir, com sucesso, vários dossiês importantes para o futuro da União e para a prosperidade, a segurança e o bem-estar dos cidadãos europeus”, discursou.
O ministro Flavio Celio Goldman, Diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty, representou o governo brasileiro na solenidade. O diplomata disse que Brasil e Bélgica desfrutam de relações sólidas, compartilhando valores em comum. “Ao longo de nossa história, construímos um nível de cooperação que remonta a independência de ambos os países, ocorridas no mesmo período histórico”, discursou. Goldman ressaltou também a relevância da relação bilateral na área econômica. Segundo ele a “Bélgica tem a importante porta de entrada para os produtos brasileiros na Europa”.
Flávio Goldman afirmou que o governo brasileiro está “entusiasmado” com a visita da missão belga que, a seu ver, certamente será um enorme sucesso e demonstra o interesse mútuo em ampliar as relações comerciais e de investimento. Segundo o ministro, em 2023, a um total de 7,3 bilhões de euros, com superávit em favor da Bélgica de 2,7 bilhões de euros. Os investimentos belgas no Brasil continuam a fortalecer a força das indústrias e serviços brasileiros.
Conflitos – Na visão de Claes, desde a agressão russa contra a Ucrânia, a segurança europeia deixou de ser garantida. “A Bélgica recorda com convicção as lições do passado e apoia plenamente os esforços da Ucrânia para resguardar a sua integridade e garantir o seu futuro como membro da Europa”, disse.
O embaixador acrescentou que a Bélgica apela, acima de tudo, ao respeito incondicional e pelo direito humanitário internacional em todas as circunstâncias. “Como diplomatas, sabemos que, no final, somente o diálogo e o respeito mútuo podem levar a uma paz duradoura. Nesta perspectiva, nunca podemos esquecer a história nem a aspiração natural das pessoas e dos povos por um futuro seguro e digno”, afirmou.
Clima – Peter Claes lembrou, durante seu discurso, que mesmo as piores crises políticas e humanitárias se tornam insignificantes perante ao aquecimento do planeta e condições climáticas. “Os sinais são visíveis em todos os lugares e estamos apenas vendo o começo. Estas mudanças profundas põem em perigo o futuro da criação e da nossa humanidade. Diante disso, temos a responsabilidade comum de salvaguardar a nossa terra com base na ciência e na solidariedade entre nossos povos”.
A Monarquia da Bélgica é uma monarquia constitucional. O monarca hereditário, atualmente Filipe I, é o chefe de estado e é oficialmente chamado de Rei dos Belgas. “O dia 15 de novembro é um dia especial para nossa Família Real. Desde 1866, o dia é marcado por celebrações em homenagem ao Rei dos Belgas”, explicou o embaixador. Lembrou ainda que o Rei Filipe é o 7o Rei dos Belga. No evento foram servidos diferentes sabores de chocolate belga, cerveja e batatas fritas. Os convidados puderam também interagir com dois “Smurfs”, gnomos azuis criados pelo cartunista e roteirista belga Peyo, que se tornaram um símbolo do país