Encontro ocorreu nesta segunda-feira (28) e contou com compartilhamento de dados da Inteligência da Agência. Agenda contou ainda com recepção ao primeiro voo Paris-Salvador, operado pela Air France
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, juntamente com o diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Bruno Reis, e o gerente de Inteligência de Dados, Fábio Montanheiro, estiveram reunidos com o trade turístico da Bahia, nesta segunda-feira (28), em Salvador. Às vésperas do mês da Consciência Negra, Embratur e Bahia firmaram compromissos que ampliam as ações do turismo internacional no estado. Eles também participaram do lançamento do novo voo ligando a capital baiana a Paris, capital da França, operado pela Air France.
No encontro com o trade, que contou com a presença da presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, e de autoridades locais, Marcelo Freixo destacou que o turismo corresponde a 8% do PIB nacional, mas tem um potencial enorme para crescer, sobretudo com os atores do setor atuando em parceria. “Esse é um número expressivo, mas com um potencial gigante para crescer. E o que a gente tem na Embratur é uma grande possibilidade de trabalho em parceria, com diálogo com os governos municipais, mas fundamentalmente com a sociedade civil”, observou.
O secretário do Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, agradeceu o apoio de Freixo no fortalecimento do setor, que é um dos que mais gera emprego e renda no estado. “A partir de janeiro de 2023, o Brasil, e em particular a Bahia, começaram a viver um novo momento: com a chegada do presidente Lula, a ascensão de Marcelo Freixo à presidência da Embratur, começamos a modificar a posição do Brasil no mercado internacional do turismo. O Governo da Bahia se uniu às políticas da Embratur e do Ministério do Turismo, e o Brasil voltou, e voltou muito forte ao mercado mundial”, declarou.
À frente da diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur desde julho, Bruno Reis pontuou que é importante a aliança entre a Agência e os atores do turismo da Bahia para atrair mais turistas internacionais para o estado, e colocou a área técnica da Agência à disposição do trade, para auxiliar no desenvolvimento de estratégias de promoção internacional.
Reis fez uma apresentação mostrando como têm sido desenvolvidas as ações da Embratur para atrair mais visitantes ao país. “Quando a gente fala de campanha cooperada, que é uma tática nova que a Embratur tem usado nesse um ano e meio de gestão, não adianta ir, por exemplo, somente à Fitur (Feira Internacional de Turismo), em Madri, uma vez por ano, e depois não ativar o mercado espanhol de maneira sinérgica. Eu preciso fazer a ativação no mercado espanhol num olhar de 360º: então, eu tenho que trazer o jornalista, convidar o operador de turismo, fazer uma capacitação, relacionamento com as companhias aéreas, tenho que falar com um influenciador de viagem. Só ir para a feira uma vez por ano não adianta para fazer performance de mercado”, exemplificou o diretor.
Voo Air France
Além do encontro com o trade da Bahia, houve a recepção da chegada do primeiro voo Paris-Salvador. O voo inaugurou, na tarde desta segunda, a nova rota operada pela Air France que liga a Europa à Bahia. Serão três voos semanais. “Esse voo tem uma importância enorme, porque a relação com a França está voltando depois de anos de rompimento. Então, esse é o Brasil que voltou”, ressaltou Freixo. Entre as autoridades que participaram da recepção ao novo voo, no Aeroporto Internacional de Salvador, também estava o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
A Embratur deu o start nas ações do mês da Consciência Negra, no último sábado (26), com o lançamento do documentário ‘Afro – Das Origens aos Destinos’. A produção audiovisual da Agência foi exibida na sala de cinema Glauber Rocha e aborda a influência africana na musicalidade brasileira, na gastronomia, na religiosidade e na formação do Recôncavo Baiano e da capital soteropolitana.
Outra importante ação de promoção da capital baiana para marcar o mês será uma press trip com jornalistas estadunidenses.
A Agência vem realizando um trabalho de aproximação com empresas e governos para compreender com mais profundidade as necessidades locais no fortalecimento da promoção internacional de destinos brasileiros.
O mundo na Bahia
De acordo com o Portal de Dados da Embratur, o número de entradas de turistas internacionais na Bahia de janeiro a setembro deste ano, 94.703, já superou o acumulado de 12 meses de 2023, que foi de 92.059. E no comparativo dos primeiros dos primeiros nove meses, o registro de turistas internacionais no estado cresceu 58,4% em 2024. As chegadas no período no ano passado ficaram em 59.754.
O número de visitantes internacionais no estado, porém, é ainda maior, já que também existem turistas que entraram por outras unidades federativas e incluíram a Bahia em seus roteiros. Para completar, nos primeiros seis meses de 2024, os principais países emissores de turistas para a região foram Portugal, Peru, França e Estados Unidos.