Câmara Árabe promoveu encontro entre lideranças femininas do Brasil e integrantes de delegação saudita que está em São Paulo para o Summit do B20. Grupo dividiu experiências na área.
A Câmara de Comércio Árabe Brasileira foi sede nesta segunda-feira (21) do compartilhamento de experiências entre brasileiros e sauditas sobre a participação das mulheres nos negócios e no relacionamento bilateral e multilateral entre os países. A instituição promoveu uma mesa-redonda com representantes femininas de entidades empresariais brasileiras e executivos da Sabic, empresa da Arábia Saudita que é líder mundial em produtos químicos.
Os sauditas estão no Brasil para participar nesta quinta-feira (24) e sexta-feira (25), na capital paulista, do Summit do B20, grupo que congrega o setor privado dos países integrantes do G20, do qual a Arábia Saudita e o Brasil fazem parte. A Sabic lidera a delegação saudita no B20. Na reunião da Câmara Árabe, os representantes da Sabic foram apresentados ao trabalho do Comitê Feminino da instituição, o WAHI – Mulheres que Inspiram, que promoveu a mesa-redonda “Mulheres, Diversidade e Inclusão”.
A presidente do WAHI, Alessandra Frisso, contou que o comitê foi criado para empoderar e unir empreendedoras brasileiras e árabes e falou que plataformas como B20, Brics e COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), esta última que será realizada no Brasil em 2025, podem ter papéis importantes no avanço da inclusão das mulheres e da promoção da diversidade.
Frisso disse que o WAHI está comprometido em promover o diálogo entre o Brasil e a Arábia Saudita e relatou projetos do comitê em direção ao país árabe. Estão nos planos facilitar a ida de uma delegação feminina brasileira à Arábia Saudita em 2025, assim como receber um grupo de mulheres sauditas no Brasil, além de promover trocas de conhecimento, experiências e oportunidades entre elas.
Os sauditas conheceram também a atuação das mulheres brasileiras na Aliança Empresarial de Mulheres do Brics (WBA, na sigla em inglês), criada pelo bloco para fomentar a cooperação entre líderes femininas de negócios. Entre os novos integrantes do Brics estão os países árabes Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, conforme apresentação da vice-presidente do Brics WBA no Brasil e diretora da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Beatriz Guimarães.
Também a vice-presidente do Comitê Nacional das Mulheres do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a produtora rural Antonielly Rottoli, ao lado da assessora de Relações Internacionais da CNA, Elena Castellani, contou das ações em prol das mulheres desse comitê, especialmente no incentivo à liderança delas no agronegócio por meio de capacitação.
Duas profissionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) falaram ainda sobre ações da instituição pela comunidade empresarial brasileira. Michelle Queiroz, sherpa de Mecanismos de Negócios da instituição, relatou os trabalhos no Conselho Empresarial do Brics e a assessora internacional Tatiana Farah Cauville contou que além da atuação nos mecanismos multilaterais, a confederação desenvolve um trabalho pelas relações bilaterais, com diálogos entre o setor privado do Brasil e demais países.
Presente no encontro, o CEO da Sabic, Abdulrahman Al-Fageeh, falou sobre os esforços do seu país pela diversidade e a participação feminina. A brasileira Charlyne Braga, que trabalha na área de Compliance da Sabic, deu seu depoimento dizendo que vê não só na Arábia Saudita, mas na Sabic o empenho para dar espaço às mulheres no mercado de trabalho. Ela deu exemplos disso dentro da Sabic, entre eles a presença feminina em postos de liderança. “Quando você vê uma mulher em cargos de alto nível na organização, realmente é muito inspirador”, falou Charlyne para as outras brasileiras.
Câmara Árabe
O encontro contou com a participação do secretário-geral e vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Mohamad Orra Mourad, que deu um panorama sobre as diferentes frentes de atuação da instituição, entre elas o atual apoio à delegação saudita no B20. Ele também destacou a importância do trabalho do comitê feminino WAHI e a presença de mulheres entre os colaboradores da instituição. A reunião foi conduzida pela vice-presidente de Comunicação e Marketing da Câmara Árabe, que colocou a entidade à disposição para um trabalho de aproximação entre os diferentes grupos presentes.
Participaram ainda, pela Câmara Árabe, a integrante do WAHI e diretora Claudia Yazigi e a diretora Renata Maron, além de membros do staff. Estiveram no encontro também, pela Arábia Saudita, demais representantes da Sabic, como Samir Al-Abdrabbuh, que é também CEO da Saudi B20 Initiative, Fahad Al-Sherehy, Ali Al-Shamrani, Brian Powers, Eduardo Fujisawa e Marcos Ruediger.
Fonte: ANBA