Parlamento goiano homenageia diplomatas durante a Expo Fecomércio 2024
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu, na noite de sexta-feira, 18, sessão solene para homenagear embaixadores de 18 países. A solenidade ocorreu durante a Expo Fecomércio 2024, realizada no Centro de Convenções de Goiânia, e contou com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo aos diplomatas. A iniciativa da homenagem foi do presidente da Câmara Legislativa de Goiás, deputado Bruno Peixoto (UB).
Além de Peixoto, participaram da cerimônia: o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, na mediação dos trabalhos, a deputada federal Adriana Accorsi (PT), o deputado estadual Cairo Salim (PSD), entre outras autoridades.
Baiocchi enalteceu a economia goiana, fomentada pelo comércio, e apresentou dados de relevância referentes aos últimos anos. O presidente da Fecomércio também destacou a parceria com o Poder Legislativo goiano, que, segundo ele, mantém “as portas sempre abertas para a discussão de avanços na legislação, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios no Estado”.
Bruno Peixoto, por sua vez, evidenciou o fortalecimento da indústria goiana por meio da exportação e importação desses países. “É com muita honra que nós, representando a Assembleia Legislativa de Goiás, concedemos a esses embaixadores a mais alta honraria do Poder Legislativo”, frisou o presidente, ao enfatizar a importância de “valorizar e reconhecer o trabalho” realizado pelos homenageados, que são, segundo o presidente da Alego, “o elo desses negócios”.
Condecoração
Dentre os homenageados, Guilherme Daniel Raimondi, embaixador da República da Argentina, destacou a relevância do Estado de Goiás e da Fecomércio, para todo o país, e falou sobre a homenagem. “Ser embaixador da Argentina no Brasil é uma grande honra e um grande desafio, porque a relação dos países é muito intensa, complicada, mas também muito rica. Então, estar nesse ambiente, recebendo esta homenagem, é algo muito enriquecedor e que promove um contato diferente”, pontuou.
Lemarron Kaanto, embaixador da República do Quênia, frisou o vínculo de amizade existente entre os países. “É uma grande honra receber essa homenagem, porque ser embaixador no Brasil é continuar uma relação que data de 60 anos de relações diplomáticas”, ponderou. “Existe, também, uma grande relação de amizade entre Quênia e Goiás, especialmente no trade e no comércio, tanto que aqui na exposição tem um grande estande de comida queniana. Portanto, é uma relação que promove essa inter-relação cultural, que é muito importante para a embaixada”, salientou o diplomata.
Além de Raimondi e Kaanto, também receberam a Medalha do Mérito Legislativo os embaixadores: de Gana, Abena Busia; Sérvia, Aleksandar Ristic; República Democrática do Congo, Benoit-Labre Mibanga Ngala – Mulume Wa Badike; do Vietnã, Bui Van Nghi; de Singapura, Desmond Wee Kwang Ng; da Indonésia, Edi Yusup; de Trindad e Tobago, Gerard Greene; do Paraguai, Juan Ángel Delgadillo Franco; da Nigéria, Labaran Bahago Riskuwa; da República Tcheca, Pavla Havrlíkova; do Peru, Rômulo Acurio; de Bangladesh, Sadia Faizunnesa; da Áustria, Stefan Scholz; de Barbados, Tonika Maria Sealy Thompson; da África do Sul, Vusumuzi Wellington Mavimbela; e de Panamá, Flavio Gabriel Mendez Altamirano.
Fonte: Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).