Em julho, a Sala Le Corbusier da Embaixada da França faz uma homenagem aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024, em uma contagem regressiva empolgante
Cinema e esporte possuem um potencial incrível de criar narrativas que transcendem gerações. São duas áreas com princípios sociais e culturais próximos – como a relação com o espectador – e utilizam a velocidade, o dinamismo e as conquistas do protagonista para instigar o interesse de quem assiste.
O ciclo de julho, às vésperas dos Jogos de Paris 2024, tem início com “Marinette”, de Virginie Verrier, que conta a história de uma jovem que tem o futebol correndo nas veias.
A Sala Le Corbusier é o ponto de encontro dos amantes do cinema francófono. As sessões acontecem sempre às quartas-feiras e são gratuitas.
PROGRAMAÇÃO DE JULHO
03/07 – Marinette (Marinette)
De Virginie Verrier. 2022. França.
Com Garance Marillier, Emilie Dequenne, Alban Lenoir, Sylvie Testud, Frédéric Testot.
1h36. Histórico. 12 anos.
Marinette Pichon tem o futebol no sangue desde jovem. Criada por uma mãe corajosa, que deve enfrentar um marido violento, ela supera as dificuldades e constrói uma determinação inabalável. Enquanto concilia pequenos trabalhos e a carreira esportiva, ela é selecionada para a equipe da França e descoberta por um grande clube americano.
Trailer
10/07 – As Bruxas do Oriente (Les Sorcières de l’Orient)
De Julien Faraut. 2021. França.
1h44. Documentário. 12 anos.
As jogadoras japonesas de vôlei, apelidadas de “Bruxas do Oriente”, são hoje septuagenárias. Desde a formação da equipe na fábrica, até a sua vitória nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 1964, memórias e lendas ressurgem e se misturam inexplicavelmente.
Trailer
17/07 –- As Bicicletas de Belleville (Les Triplettes de Belleville)
De Sylvain Chomet. 2003. França.
1h20. Animação. Livre.
Champion é um menino triste e solitário, adotado por sua avó, Madame Souza. Percebendo sua paixão pelo ciclismo, ela faz seu neto seguir um treinamento intenso. Os anos passam. Champion se tornou um ás, a tal ponto que se vê contratado como corredor no Tour de France. Porém, durante a disputa, Champion é sequestrado por dois homens misteriosos.
Trailer
24/07 – Os Camarões brilhantes (Les Crevettes pailletées)
De Cédric Le Gallo e Maxime Govare. 2019. França.
Com Nicolas Gob, Alban Lenoir, Michaël Abiteboul, David Baio, Roland Menou, Geoffrey Couet, Romain Brau, Felix Martinez.
1h43. Comédia. 12 anos.
Depois de ter dito frases homofóbicas, Matthias Le Goff, vice-campeão do mundo de natação, é condenado a treinar «Os Camarões Brilhantes», um time de water-polo gay, mais motivado pela festa do que pela competição…
Trailer
31/07 –- Slalom (Slalom)
De Charlène Favier. 2020. França.
Com Jérémie Renier, Noée Abita, Marie Denarnaud, Murielle Combeau, Axel Auriant, Maïra Schmitt.
1h30. Drama. 12 anos.
Lyz, 15 anos, acaba de ingressar em uma prestigiada equipe de esqui, na escola secundária de Bourg-Saint-Maurice. Fred, ex-campeão e agora treinador, decide apostar tudo na sua nova pupila. Blindada pelo seu apoio, Lyz investe de todo o coração, física e emocionalmente. Ela tem uma série de sucessos, mas rapidamente cai, sob a influência absoluta de Fred.
Trailer
Recomendações de Segurança
Por motivos de segurança:
• Haverá revista na entrada;
• Está interditada a entrada na Sala Le Corbusier com: objetos cortantes como facas, tesouras, canivetes, entre outros similares, sprays de pimenta, ferramentas de mão-de-obra, líquidos inflamáveis, alvejantes, explosivos, venenos, ácidos, além de armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo);
• Notebooks, mesmo desligados, estão proibidos na sala de projeção.
Serviço:
Cinema – Sala Le Corbusier
Quartas-feiras de julho
19h (entrada permitida até 19h15) – Gratuito
Sala Le Corbusier – Embaixada da França – SES Qd 801