Academia promove cerimônia de condecoração dos profissionais de destaque
A Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci), reconhece cidadãos que influenciam a sociedade com atitudes proativas, tanto no campo cultural, quanto no campo profissional. A entidade homenageia cidadãos com Medalhas de Mérito e, em solenidade que aconteceu no Congresso Nacional, auditório Nereu Ramos, no dia 25, condecorou a classe sommeliers do Distrito Federal.
Em solenidade de outorga, com medalha inédita de Mérito Profissional em Sommeliers, no Grau de Dama Comendadora, condecorou à Sommelier Professora Rachel Alves Massanori Nariyoshi e Medalha do Mérito Profissional, no Grau de Cavalheiro Comendador, ao Sommelier Leonildo Santana. Ambos homenageados pela divulgação do vinho e pelo serviço do vinho em Brasília.
A Dama Comendadora Rachel Alves Nariyoshi e o Cavalheiro Comendador Leonildo Santana tiveram seus nomes avaliados pelo Conselho da Abrasci entre tantos outros da cidade e são sabedores da responsabilidade, tradição, capacidade e idoneidade na referida área de Sommelierie.
Rachel Nariyoshi despontou nesse cenário, e tem reconhecido o brilhante trabalho das Sommelières em lojas, empórios e restaurante, e diz que se sente responsável por esse feito. Além de professora de vinhos, Nariyoshi é Doutora Honoris Causa, dá aulas nas universidades para os futuros Chefs de Cozinha e é Presidente da Seção Brasília da Confraria Amigas do Vinho, uma associação de quase três mil associadas só no Distrito Federal e quinze mil mulheres espalhadas pelo Brasil afora.
“Receber essa honraria é mais do que um reconhecimento pois venho, desde o milênio passado, desmistificando o vinho, levando a história e cultura do vinho às salas de aulas, restaurantes, encontros, confrarias, etc.”, disse Rachel Nariyoshi.
O outro Sommelier homenageado, Leonildo Santana é experiente na área de sommelierie. Trabalha há anos no restaurante Dom Francisco da Asbac, orienta a harmonização dos vinhos no restaurante, controla a Carta de Vinhos e é responsável por guiar degustações no restaurante e fora dele. Emocionado, Santana diz “Estou muito feliz por esta homenagem, que simboliza a minha dedicação ao serviço do vinho”
O mérito foi reconhecido por outros profissionais da sommelierie de Brasília, como a diretora da ABS-DF, Etiene Carvalho. “Esses títulos enaltecem muito a categoria.”
A medalha Comendadora/Comendador é dada aos indivíduos que recebem a condecoração honorífica, um título distintivo de honra, oferecido pela Abrasci, após aprovação pelo Conselho, às pessoas que se destacam na sociedade por seus trabalhos, pela divulgação e adequada influência no seguimento, que têm atitudes proativas, tanto no campo cultural, quanto no campo profissional.