Europa de Portas Abertas 2017 levou centenas de pessoas a conhecer um pouco mais das dos costumes europeus e saborear delícias da culinária do Velho Mundo!
A 4ª edição da festa promovida pelo Goethe-Zentrum Brasília, Instituto Cervantes, Aliança Francesa e Cultura Inglesa, nos dias 23 e 24 de setembro, ofereceu as mais variadas atividades culturais e didáticas para todas as idades.
Em clima bem familiar, os participantes puderam se deliciar com as comidas típicas dos países participantes durante todo o evento, na praça de gastronomia localizada no jardim do Instituto Cervantes, onde food trucks e restaurantes venderam seus quitutes e bebidas.
Este ano, o Europa de Portas Abertas (EPA) ampliou a sua programação, distribuída em dois dias. O evento é organizado pela EUNIC Brasília – Associação dos Institutos Culturais Nacionais da União Europeia e das Embaixadas de Países da UE. No dia 23, a Aliança Francesa, a Cultura Inglesa, o Goethe-Zentrum Brasília e o Instituto Cervantes abriram as portas ao público com uma intensa programação cultural, educacional e gastronômica.Também houve brincadeiras infantis para as crianças.
“Dentro do Dia Europeu de Línguas, os quatro centros de ensino se uniram para mostrar um pouco da cultura dos países do Velho Mundo por meio de palestras e mini-palestras acadêmicas, exposições didáticas, apresentações musicais e mesa-redonda sobre o trabalho de tradução”, explicou Rosa Sánchez-Cascado Nogales, diretora do Instituto Cervantes de Brasília.
Menu – A Corina marcou presença com suas cervejas artesanais, já o Téro Cocina representou a Espanha com pratos como chuleta com papas bravas, vacio assado con salsa allioli e papas rústicas e bocadillo de milanesa. A Alemanha teve um autêntico alemão como representante: o Chef Knut. No cardápio, o tradicional joelho de porco com chucrute e salsicha com salada de batata. E para acompanhar, cerveja da Ghesti Bier, que segue a Lei de Pureza Alemã, com direito à harmonização com pães rústicos e sem produtos químicos.
Tiquê Gyros vai oferecer o churrasco grego gourmet, além do gyro (tradicional sanduiche grego). Mas quem quiser experimentar um delicioso hambúrguer artesanal, são mais de 15 opções. Por fim, o restaurante Le Jardin vai trazer as delícias típicas da França.
Tudo isso com DJ tocando hits europeus ao longo do dia. E para animar ainda mais, houve apresentação de flamenco e performance musical de Geórgia W. Alô e banda encerrando o Europa de Portas Abertas.
Intercâmbio – O DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico esclareceu todas as dúvidas do público que deseja estudar na Alemanha. Se a ideia é uma imersão no inglês, a Cultura Inglesa apresentará o Cult trip viagens com informações sobre programas de estudos fora do país voltados para adultos e adolescentes no ano de 2018. Já na Aliança Francesa promoveu uma mesa-redonda sobre os cursos oferecidos pela Campus France, agência oficial de promoção do ensino superior francês, com relatos de pessoas que já vivenciaram a experiência de estudar na França. Fora isso, terá os ateliês (orientações rápidas) divididos por temas como acento, sotaque canadense etc.
Os visitantes puderam também participar de aulas experimentais nas quatro instituições e realizar testes de nível gratuitamente em algumas delas. Na Cultura Inglesa, interessados terão uma visão geral sobre o exame internacional IELTS (International English Language Testing System) – o mais popular do mundo.