Embaixadora Eva Bisgaard Pedersen se reúne com secretário para fortalecer os laços no setor. A diplomata aproveitou a viagem para visitar Instituto Princesa Benedikte
A embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Bisgaard Pedersen se encontrou, em Curitiba, no dia 22, com o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto. A reunião teve como finalidade estreitar a parceria entre o Paraná e o país escandinavo.
“Temos grande interesse em colaborar para a edificação de parcerias que possam ser benéficas para ambos os países. Tivemos uma produtiva conversa com o secretário e certamente nossas relações saem fortalecidas deste encontro”, avaliou a embaixadora.
Em fevereiro, o secretário esteve na Dinamarca a convite do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), onde visitou instalações de saúde, além de repartições públicas e instituições privadas. De acordo com ele, a troca de conhecimentos e experiências tem sido produtiva e de interesse comum.
“Este movimento é o resultado de um esforço contínuo para ampliar as parcerias internacionais e buscar as melhores práticas em saúde para os cidadãos paranaenses. Em Copenhague, pude conhecer de perto o Sistema de Saúde Dinamarquês, além de outros pontos de interesse. Agradeço a disponibilidade da embaixada dinamarquesa em fortalecer estes laços”, afirmou Beto Preto.
Projeto Social – A embaixadora da Dinamarca visitou o projeto social Instituto Princesa Benedikte, inaugurado pela monarca, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba. Eva Bisgaard Pedersen conheceu as instalações da entidade, primeira e única ação social da Casa Real Dinamarquesa no Brasil. trata-se de uma associação civil de utilidade pública sem fins lucrativos, localizada no bairro de Santa Felicidade e focada em garantir os direitos infanto-juvenis.
“Estou vendo aqui a energia e o coração que as pessoas colocam no trabalho, estou vendo tudo que está sendo feito então fico muito emocionada! Eu fico muito feliz de ver uma iniciativa dinamarquesa contar com o profissionalismo dos que cuidam das crianças nessa casa”, relata Eva.
Constituído em 2010 como o primeiro – e até hoje – único projeto social da Casa Real Dinamarquesa no Brasil, o IPB tem como patrona a Sua Alteza Real Princesa Benedikte da Dinamarca que, em 2019, veio pessoalmente à capital paranaense inaugurar a sede da entidade.
Por meio de uma parceria com o Lar Dona Vera, renomada entidade curitibana que acolhe crianças encaminhadas pelo Poder Judiciário em virtude de estarem em risco pessoal ou social, as instalações do IPB servem hoje de abrigo para aproximadamente 20 dessas crianças. Na passagem por Curitiba, a embaixadora conhecerá a estrutura, o atendimento e a amplitude dessa iniciativa para a sociedade.
Fonte: Banda B