Parlamentares cazaques promovem mesa redonda com a participação do Papa Francisco
“Com influência significativa a nível local e internacional, os líderes espirituais poderiam ajudar a enfrentar as alterações climáticas, a desigualdade e o extremismo, ajudando a acabar com conflitos e guerras através da unidade”, disse Maulen Ashimbayev, presidente do Senado, uma câmara alta do Parlamento cazaque.
A afirmação foi dada em uma mesa redonda, realizada, no dia 04, durante sua visita de trabalho ao Vaticano e à Itália. Antes desta reunião, organizada pelo Dicastério para o Diálogo Inter-religioso do Vaticano e pelo Secretariado do Congresso dos Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais, Ashimbayev teve uma audiência com o Papa Francisco. A informação foi divulgada pelo serviço de imprensa do Senado do Cazaquistão.
O Presidente do Senado expressou gratidão pelo apoio abrangente da Santa Sé ao Congresso, observando que a participação do Papa na sétima reunião contribuiu para fortalecer ainda mais o diálogo inter-religioso global e o desenvolvimento da diplomacia espiritual a nível internacional.
O Papa Francisco destacou a importância do Congresso como uma plataforma única e comprovada que “personifica o Cazaquistão como um país de reuniões”, recordando a visita do Presidente Kassym-Jomart Tokayev ao Vaticano em janeiro.
Ashimbayev sublinhou o foco do Presidente na transição para uma economia verde, com esforços abrangentes em curso no âmbito das autoridades relevantes.
Com o presidente do Senado italiano, Ignazio La Russa, Ashimbayev enfatizou o fortalecimento da interação parlamentar. Discutiram questões de reforço da cooperação comercial, económica, cultural, humanitária e de investimento e de expansão de parcerias na educação e no turismo.
Fonte: Astana Times