Missão deve ir à Roraima como parte da “Operação Acolhida”
Criada em 2016, a Operação Acolhida é modelo de gestão de crise internacional, reconhecida pelas Nações Unidas. Parlamentares e membros da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) deverão constituir uma missão para ir a Boa Vista e Pacaraima para conhecerem o estado atual do crescente fluxo migratório venezuelano e as perspectivas futuras para a operação. Sede da Operação Acolhida, criada em 2016, a cidade de Boa Vista também será objeto das diligências.
De acordo com o deputado Alfredo Gaspar (UNIAO-AL), autor da proposta, “nos próximos dias iremos conversar com os membros da CREDN interessados no tema, para organizarmos a missão. Ainda não há uma data, mas a ideia é realizá-la o mais brevemente possível”, afirmou.
O requerimento sobre o tema foi aprovado nesta quarta-feira, 27, e prevê reuniões com autoridades locais, organizações internacionais e grupos de apoio, bem como demais representantes da sociedade civil, com o objetivo de entender com profundidade como se dá a imigração de venezuelanos e o seu acolhimento pelos órgãos competentes.
Segundo Gaspar, “também pretendemos coletar documentos e outros registros que se mostrem pertinentes para a compreensão da situação no município de Pacaraima (RR), porta de entrada dos venezuelanos, na fronteira com Santa Elena de Uairén, na Venezuela”, assinalou.
Fonte: Assessoria de imprensa – CREDN