Embaixadores dos países árabes conhecem potencial e oportunidade de entidade comercial para importadores e exportadores participarem da mostra Ficomex em agosto.
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg) quer receber empresas árabes na Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que será realizada em agosto. O convite foi realizado nesta quarta-feira (06) a uma delegação de diplomatas árabes que visitou a instituição (foto acima destaca o vice-presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Mohamad Mourad, que integra o grupo).
A mostra será realizada em 27, 28 e 29 de agosto no Centro de Convenções de Goiânia e contará com diversas atividades, entre elas iniciativas de capacitação profissional, palestras e rodadas de negócios. Da feira, afirmou o presidente da Câmara de Comércio Exterior da Acieg, Getúlio Faria, participarão empresas dos setores de turismo, farmacêutico, têxtil, logística, energia e do agronegócio. Um dos objetivos da mostra, disse Faria, é receber tanto importadores como exportadores árabes para fazer negócios com as companhias instaladas em Goiás.
Secretário estadual de Desenvolvimento, Pedro Sales apontou na reunião com os embaixadores dados referentes à economia goiana, entre os quais de que é um estado exportador e que mais de 86% da sua exportação é decorrente do agronegócio, com destaque para o complexo soja e carnes.
“Quisemos nos colocar à disposição dos diplomatas para que seus países façam negócios. E também apresentamos a eles a Ficomex, com a intenção de expor as vocações do estado para fazer negócios”, disse o presidente em exercício da Acieg, Allan Maximo. A mostra terá 140 expositores entre médias e grandes empresas e 30 entre as pequenas empresas do estado. Antes da feira, será oferecido treinamento para que micro e pequenas empresas se capacitem para exportar.
Participam da visita o vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Mohamad Mourad, que ofereceu a assessoria da instituição no apoio às empresas, o CEO e secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, e, entre os diplomatas, o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes em Brasília, Ibrahim Alzeben, o embaixador da Liga Árabe no Brasil, Qais Marouf Kheiro Shqair; do Catar, Ahmad Mohammed A. M. Al Shebani; da Líbia, Osama Ibrahim Ayad Sawan; do Egito, Mai Taha Khalil; da Mauritânia, Abdoulaye Idrissa Wagne; e da Jordânia, Maen Masadeh, os encarregados de negócios do Iraque, Firas Hassan Hashim, da Argélia, Emira Assia, e do Sudão, Mohammed Elrashed Sidahmed Mohammed. Também estão nesta visita oficial os assessores da embaixada da Palestina Taoufik Berhill e Fares Mohamed Naklah, além do assessor de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Bassel Latif.