Liz Elaine Lôbo
Fotos: Eliane Loin
Adidos Militares de 31 países acreditados no Brasil celebraram, no dia 30 de setembro, os 65 anos de cooperação e fraternidade. A festa foi no clubinho, na Base Aérea de Brasília e contou com a presença de centenas de pessoas entre oficiais, familiares e amigos. Foi feito um grande banquete gastronômico, com comidas e bebidas de vários locais do mundo, servidos gratuitamente para os convidados. Danças típicas e apresentações animaram o evento que durou o dia inteiro. Houve ainda sorteio e distribuição de vários brindes. As embaixadas ofereceram folders, livros e artesanatos.
Nos stands montados pelos países presentes ao evento se encontravam pratos para todos os gostos, desde sanduíche de salmão da Inglaterra, hamburguer e batatinhas americanas, camebert e sanduiche francês, empanadas espanholas e chilenas ou arroz e legumes com frango do Senegal. Mais também tinha rolinhos primavera e uma variedade de comidas asiáticas da Indonésia e Vietnã, arroz com frango paquistanes e tandori chicken e outras delícias indianas.
Se o cardápio ainda não agradou, foram oferecidos ainda queijos poloneses, pratos da fina culinária turca como o patlican que consiste em beringelas assadas e recheadas. Comidas típicas da República Dominicana, de El Salvador, da Guatemala, da Venezuela , do Paraguai, da Colômbia e o maravilhoso churrasco sul africano também foram sucesso absoluto de sabores e cultura.
Grupos de danças típicas e apresentações dos próprios servidores das embaixadas animaram a festa que teve clima familiar. Vários embaixadores também estiveram presentes.
“Foi um evento para reunir os militares, suas famílias, diplomatas e colegas de Brasília onde, hoje, se encontram mais de 156 organismos internacionais que interagem entre si e ajudam a promover a paz e a interação entre os povos”, disse o presidente da Associação dos Adidos Militares Acreditados no Brasil, Coronel Henry Terrero. A entidade foi a organizadora da festa.