• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
quarta-feira, 6 maio , 2026
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Brasil

Clube Soroptimista Internacional de Brasília celebra seu ‘Jubileu de Ouro”.

por Embassy News
28 de dezembro de 2023
em Brasil
Tempo de Leitura: 4 mins
A A

 Entidade, há 50 anos, reúne mulheres que, voluntariamente, atuam para proporcionar a realização de sonhos de meninas e jovens em situação de vulnerabilidade.

Ajudar mulheres e meninas em seu desenvolvimento educacional para alcançar a profissionalização. Esta é a principal missão de ouras mulheres profissionais de diversas áreas, que atuam, de forma voluntária, neste trabalho. O termo soroptimista origina-se da fusão de palavras latinas: soro (irmã) e optima (ótima), e pode-se traduzir o sentido desse neologismo como sendo “Melhor para as Mulheres”.

No Brasil, existem 26 clubes e, especificamente em Brasília, são 03 clubes. O SI Brasília (primeiro a ser fundado na Capital), hoje presidido por Lucila La Porta, celebra, neste ano, seu 50º aniversário. Ela comemora o grande número de eventos, campanhas e projetos, de perfil variável e adaptado a cada situação e local, entre outras atividades desenvolvidas pela entidade durante 2023. .

Em entrevista exclusiva para a Agência Embassy, Lucila La Porta fala do seu trabalho à frente do Clube Soroptimista Internacional de Brasília.

1 – Que tipos de trabalhos sociais o Clube Soroptimist Internacional de Brasília realiza?

Nosso Clube, em consonância com os programas e diretrizes do Clube Soroptmist Internacional, desenvolve três programas junto a meninas e jovens carentes de diferentes comunidades do Distrito Federal.

Um deles, é o Programa Sonhe, Realize que tem como proposta despertar, nas jovens, a importância de ter sonhos na vida e de lutar para alcançá-los. Este Programa, executado ao longo do ano, orienta as jovens, indicando alguns caminhos, desenvolvendo-lhes a consciência e incrementando seu conhecimento, o que, certamente, contribuirá para o empoderamento e alcance do SONHO de vida.

Outro, é o conjunto de Campanhas de Combate à Violência e Tráfico de Meninas e Mulheres. A cada mês, no dia 25, é realizado algum evento relativo ao tema, seja por palestras, seminários, panfletagem ao público, ou outra forma de divulgar as ideias e medidas que tragam maior proteção a pessoas vulneráveis.

O terceiro Programa é denominado Viva o Seu Sonho. Realizado anualmente, trata-se da escolha de estudantes do nível superior, carentes e arrimo de família, para concorrerem – por análise da trajetória de vida – a uma premiação concedida pela organização mundial do Soroptimismo. Nos últimos anos, o SI Brasília já conquistou dois prêmios nacionais e um internacional (em 2023, por uma garota, gari, arrimo de família, estudante de Psicologia)

Lucila La Porta

2- Como pode ser feita a integração ao clube de alguma interessada?

As mulheres, profissionais ou aposentadas, interessadas no engajamento nas ações do Clube, apresentam o Currículo por intermédio de uma sócia que o leva à reunião da Diretoria para aprovação.

 3- Há alguma exigência para entrar no clube?

Apenas a disposição em desenvolver trabalho voluntário.

 Qual o balanço que a senhora faz do trabalho realizado este ano?

Após a Pandemia da COVID, tivemos melhores condições de atender o nosso público-alvo, de forma presencial, o que certamente facilitou o desenvolvimento de técnicas mais persuasivas de mudanças comportamentais. Os três Programas foram desenvolvidos com dedicação, com importantes resultados obtidos até o momento.

 5- Quantas são as participantes da entidade?

Hoje, quando completamos 50 anos de existência contamos com 56 sócias

 6- Qual a importância de dar recursos, oportunidade e realizar o sonho de mulheres e meninas?

Nossa população ainda tem um baixo índice educacional, o que evidentemente diminui as oportunidades de crescimento. As ações do Clube buscam mostrar a importância do empoderamento educacional e econômico para o pleno desenvolvimento pessoal. Os resultados que o Clube obteve ao longo do ano, com o desenvolvimento de atividades junto a várias escolas, OnGs e comunidades nos anima a continuar esta caminhada.

7- Já existe algo preparado ou alguma novidade para 2024?

 Nossa proposta será de sempre divulgar mais o trabalho Soroptimista e, consequentemente, engajar mais mulheres para cada vez mais tentar minimizar as precárias condições da população carente, através do empoderamento de nossas mulheres e meninas.

História – No dia 03 de outubro de 1921 o primeiro Clube Soroptimist foi fundado em Oakland, Califórnia. Foi esse o dia em que pioneiras, lideradas pela presidente Violet Richardson, reuniram-se com o propósito de criar uma organização com o compromisso de melhorar as vidas de mulheres e meninas. Nesses 102 primeiros anos o movimento se expandiu para mais de 120 países. É uma ONG que não recebe recursos públicos.

Tags: ClubeLucila la PortamulheresSoroptimistatrabalho
Notícia Anterior

As cores do Brasil nos traços de uma pintora síria

Próxima Notícia

Milei manda carta a Lula e desiste de entrar nos Brics

Notícias Relacionadas

Memorial JK guarda acervo do presidente que decidiu criar a nova capital, Brasília
Brasil

Brasília: arte e história além da política

6 de maio de 2026
Brasil

Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE na indústria sustentável e transição energética

5 de maio de 2026
Brasil

Estão abertas as inscrições para a Bolsa MEXT de Pesquisa

4 de maio de 2026
Próxima Notícia

Milei manda carta a Lula e desiste de entrar nos Brics

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia São Paulo Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade Brasileiros no exterior: Governo reduz pela metade taxa de passaporte -

A medida foi divulgada nesta terça-feira (05), em comunicado do Itamaraty

A partir de 1º de junho de 2026, brasileiros que vivem no exterior terão acesso a passaportes com custo reduzido em 50 por cento. A medida, publicada pela Portaria MRE nº 664/2026, equipara as taxas consulares aos valores cobrados no Brasil.

O governo destacou que a iniciativa beneficia especialmente famílias binacionais e crianças nascidas fora do Brasil, facilitando a regularização de documentos essenciais ao exercício dos direitos dos cidadãos brasileiros no mundo.

A redução também pretende aproximar o preço da emissão no exterior aos valores cobrados em território nacional. Hoje, o custo da obtenção de um passaporte no Brasil varia de R$ 257,25 a R$ 514,50.

🔗 Leia a matéria completa em embassynews.info
Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em mine Brasil e Reino Unido avançam na cooperação em minerais críticos -

Evento realizado na sede da ApexBrasil reuniu especialistas, diplomatas e representantes dos dois governos para debater parcerias estratégicas no setor. Representando a Embaixada do Reino Unido, participou a ministra conselheira Sarah Clegg

O Brasil tem ampliado sua atuação no debate global sobre minerais críticos, insumos essenciais para a transição energética e o desenvolvimento de novas tecnologias. Nesse contexto, o país avança na construção de uma política nacional para o setor e busca fortalecer parcerias internacionais.

Foi com esse objetivo que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) sediou, no dia 29 de abril, a Mesa Redonda de Especialistas em Minerais Críticos Reino Unido–Brasil, encontro de alto nível que reuniu representantes de governos, setor produtivo, instituições finance...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/brasil-e-reino-unido-avancam-na-cooperacao-em-minerais-criticos/

#Apex #Brasil #Cooperação #críticos #exportações #LaudemirMuller #minerais #reinounido #SarahClegg
Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE Bahia se posiciona como parceira estratégica da UE na indústria sustentável e transição energética -

Estado vem se consolidando como um parceiro estratégico da União Europeia no avanço da indústria sustentável, da transição energética e da inovação tecnológica, em um momento de fortalecimento das relações bilaterais após a entrada em vigor provisória do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu, em 1º de maio.

Entre os dias 4 e 6 de maio, o estado recebeu uma delegação de adidos comerciais europeus no âmbito do programa “Conhecendo a Indústria”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa tem como objetivo apresentar o potencial produtivo e tecnológico brasileiro, além de ampliar a cooperação econômica e atrair investimentos estrangeiros.

Um dos principais pontos da agenda foi a visita ao SENAI Cimatec, em Salvador, considerado um dos mais avançados centros de inovação industrial...

🔗 Link Completo da Matéria:

https://embassynews.info/bahia-se-posiciona-como-parceira-estrategica-da-ue-na-industria-sustentavel-e-transicao-energetica/

#Bahia #delegação #energia #Europeia #Indústria #MERCOSUL #UE #União
‘Era necessária’: embaixador lamenta impacto e apo ‘Era necessária’: embaixador lamenta impacto e aponta vantagens na nova lei de cidadania -

Diplomata diz que reforma da cidadania italiana era necessária e aponta vantagens

O embaixador Alessandro Cortese comentou a nova lei da cidadania italiana durante entrevista ao JR Entrevista, da TV Record, na última sexta-feira (30). Ele abordou a decisão da Corte Constitucional relacionada ao decreto-lei nº 36/2025, convertido na lei nº 74/2025, e destacou pontos que, segundo ele, podem beneficiar ítalo-descendentes.

Ao tratar da validade da norma, o embaixador afirmou que a legislação já está em vigor.

“A verdade é que a Corte Suprema Italiana já tem uma decisão. Disse que tudo era legítimo, tudo é correto. Então a lei, a nova lei sobre a cidadania é operante agora, em vigor”, disse em entrevista.

Ele também mencionou ...

Link completo da matéria:

https://embassynews.info/era-necessaria-embaixador-lamenta-impacto-e-aponta-vantagens-na-nova-lei-de-cidadania

#AlessandroCortese #cidadania #Embaixador #impacto #iTália #Lei #necessária #vantgens
A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formaliza A EMBASSY tem a satisfação de anunciar a formalização de uma nova e relevante parceria institucional com a Embaixada da Geórgia, que resultará na produção de uma edição especial inteiramente dedicada ao país.

O projeto já está em andamento e mobiliza uma equipe multidisciplinar de excelência, composta por jornalistas, revisora, fotógrafa, designer gráfico e tradutores, com o compromisso de apresentar um conteúdo editorial de alto padrão, à altura da proposta e da relevância internacional da publicação.

Com lançamento previsto para o mês de maio, a 11ª edição da EMBASSY reafirma o compromisso de uma revista com qualidade, credibilidade e a valorização das relações internacionais.

Em breve, mais informações.
Acompanhe.
Post do Instagram 17993623085937448 Post do Instagram 17993623085937448
Seguir no Instagram
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2026 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In