Entidade, há 50 anos, reúne mulheres que, voluntariamente, atuam para proporcionar a realização de sonhos de meninas e jovens em situação de vulnerabilidade.
Ajudar mulheres e meninas em seu desenvolvimento educacional para alcançar a profissionalização. Esta é a principal missão de ouras mulheres profissionais de diversas áreas, que atuam, de forma voluntária, neste trabalho. O termo soroptimista origina-se da fusão de palavras latinas: soro (irmã) e optima (ótima), e pode-se traduzir o sentido desse neologismo como sendo “Melhor para as Mulheres”.
No Brasil, existem 26 clubes e, especificamente em Brasília, são 03 clubes. O SI Brasília (primeiro a ser fundado na Capital), hoje presidido por Lucila La Porta, celebra, neste ano, seu 50º aniversário. Ela comemora o grande número de eventos, campanhas e projetos, de perfil variável e adaptado a cada situação e local, entre outras atividades desenvolvidas pela entidade durante 2023. .
Em entrevista exclusiva para a Agência Embassy, Lucila La Porta fala do seu trabalho à frente do Clube Soroptimista Internacional de Brasília.
1 – Que tipos de trabalhos sociais o Clube Soroptimist Internacional de Brasília realiza?
Nosso Clube, em consonância com os programas e diretrizes do Clube Soroptmist Internacional, desenvolve três programas junto a meninas e jovens carentes de diferentes comunidades do Distrito Federal.
Um deles, é o Programa Sonhe, Realize que tem como proposta despertar, nas jovens, a importância de ter sonhos na vida e de lutar para alcançá-los. Este Programa, executado ao longo do ano, orienta as jovens, indicando alguns caminhos, desenvolvendo-lhes a consciência e incrementando seu conhecimento, o que, certamente, contribuirá para o empoderamento e alcance do SONHO de vida.
Outro, é o conjunto de Campanhas de Combate à Violência e Tráfico de Meninas e Mulheres. A cada mês, no dia 25, é realizado algum evento relativo ao tema, seja por palestras, seminários, panfletagem ao público, ou outra forma de divulgar as ideias e medidas que tragam maior proteção a pessoas vulneráveis.
O terceiro Programa é denominado Viva o Seu Sonho. Realizado anualmente, trata-se da escolha de estudantes do nível superior, carentes e arrimo de família, para concorrerem – por análise da trajetória de vida – a uma premiação concedida pela organização mundial do Soroptimismo. Nos últimos anos, o SI Brasília já conquistou dois prêmios nacionais e um internacional (em 2023, por uma garota, gari, arrimo de família, estudante de Psicologia)
2- Como pode ser feita a integração ao clube de alguma interessada?
As mulheres, profissionais ou aposentadas, interessadas no engajamento nas ações do Clube, apresentam o Currículo por intermédio de uma sócia que o leva à reunião da Diretoria para aprovação.
3- Há alguma exigência para entrar no clube?
Apenas a disposição em desenvolver trabalho voluntário.
Qual o balanço que a senhora faz do trabalho realizado este ano?
Após a Pandemia da COVID, tivemos melhores condições de atender o nosso público-alvo, de forma presencial, o que certamente facilitou o desenvolvimento de técnicas mais persuasivas de mudanças comportamentais. Os três Programas foram desenvolvidos com dedicação, com importantes resultados obtidos até o momento.
5- Quantas são as participantes da entidade?
Hoje, quando completamos 50 anos de existência contamos com 56 sócias
6- Qual a importância de dar recursos, oportunidade e realizar o sonho de mulheres e meninas?
Nossa população ainda tem um baixo índice educacional, o que evidentemente diminui as oportunidades de crescimento. As ações do Clube buscam mostrar a importância do empoderamento educacional e econômico para o pleno desenvolvimento pessoal. Os resultados que o Clube obteve ao longo do ano, com o desenvolvimento de atividades junto a várias escolas, OnGs e comunidades nos anima a continuar esta caminhada.
7- Já existe algo preparado ou alguma novidade para 2024?
Nossa proposta será de sempre divulgar mais o trabalho Soroptimista e, consequentemente, engajar mais mulheres para cada vez mais tentar minimizar as precárias condições da população carente, através do empoderamento de nossas mulheres e meninas.
História – No dia 03 de outubro de 1921 o primeiro Clube Soroptimist foi fundado em Oakland, Califórnia. Foi esse o dia em que pioneiras, lideradas pela presidente Violet Richardson, reuniram-se com o propósito de criar uma organização com o compromisso de melhorar as vidas de mulheres e meninas. Nesses 102 primeiros anos o movimento se expandiu para mais de 120 países. É uma ONG que não recebe recursos públicos.