O objetivo da conversa de Mauro Vieira com Eli Cohen é destravar a saída de 34 brasileiros e pessoas próximas a eles que estão em Gaza
O ministro das relações exteriores brasileiro, Mauro Vieira, telefonou para o chanceler de Israel, Eli Cohen, na manhã desta sexta-feira (3/11). O objetivo da conversa é destravar a saída de 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e que esperam a repatriação do Brasil.
O Itamaraty informou que os ministros conversaram sobre as tratativas para que os brasileiros possam ser imediatamente repatriados ao Brasil, via Egito. Esse é o primeiro contato entre ambos desde que a abertura do posto fronteiriço de Rafah, que ocorreu na última quarta-feira (1°/11).
Nesta sexta-feira (3/11), pelo terceiro dia consecutivo, estrangeiros e palestinos com dupla cidadania receberam autorização para atravessar da Faixa de Gaza para o Egito. No entanto, novamente, não havia o nome de brasileiros no grupo.
A primeira lista tinha quase 500 nomes, com pessoas da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão e República Tcheca. Na quinta-feira (2/11), 576 receberam a liberação. Havia pessoas do México, Hungria, Croácia, Coreia do Sul, Azerbaijão, Grécia, Chade, Bahrein, Itália, Suíça, Sri Lanka, Holanda, Bélgica e Macedônia do Norte.
A lista mais recente, desta sexta, tinha 71 pessoas estão autorizadas a fazer a travessia. São norte-americanos, britânicos, italianos, alemães, mexicanos e indonésios.
Fonte: Metrópole/ Mateus Salomão