Por Rachel Alves Nariyoshi
Pela 1ª vez a Associação Brasileira de Enologia (ABE) elege uma mulher como “enóloga do ano”. Informa o site enologia.org que são dezenove sommeliers reconhecidos com a distinção “Enólogo do ano”, e em 2023, a primeira mulher. Parabéns Vanessa Stefani!
Não é de hoje que as mulheres vêm ocupando mais espaço no setor vitivinícola, seja na cantina, seja no enoturismo ou até mesmo nas áreas comercial e de marketing. A presença feminina até mesmo entre jurados em concursos internacionais também vem aumentando. Este mesmo movimento é percebido no Brasil com mulheres enólogas que atuam no processo de elaboração dos vinhos e espumantes brasileiros. Elas vêm se destacando num ambiente que sempre foi, predominantemente, masculino. Mas não é só a representatividade, elas também estão fazendo história mostrando suas habilidades na profissão, sendo reconhecidas pelos próprios colegas. Tanto é verdade que este ano, a Associação Brasileira de Enologia premia a enóloga Vanessa Stefani com o título de Enóloga do Ano 2023.
Esta é a primeira vez que uma mulher recebe a distinção. Desde 2004, quando foi criado o concurso, sempre haviam sido homens. Vanessa hoje faz parte da equipe técnica da Vinícola Geisse, atuando no controle de qualidade, análises químicas e acompanhamento da elaboração de espumantes pelo método Tradicional, desde 2008. Ela acumula experiências na Vinícola Perini e na Bacardi Martini do Brasil. Formada em Enologia pelo Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia – Centro Federal de Educação Tecnológica em Bento Gonçalves, é mestranda em Viticultura e Enologia pela mesma instituição. É Diretora Cultural da ABE, tendo participado da entidade em outras duas gestões. Tem forte participação como jurada em concursos de vinhos, com passagem por países como Argentina, Eslovênia e Portugal, além de ter sido degustadora de seleção da Avaliação Nacional de Vinhos por 13 edições.
A homenagem foi prestada durante o jantar do Dia do Enólogo que aconteceu no dia 20 de outubro em Bento Gonçalves. Atualmente, a ABE tem 333 enólogos associados em todo o país. Destes, 70 são mulheres, ou seja, 21%.
Mas o que faz um enólogo? É o profissional responsável por transformar a uva em vinho, ou seja, é “aquele que faz o vinho”.
Lembramos aqui quais são os 19 sommeliers reconhecidos com a distinção “Enólogo do ano”: Em 2004 – Antônio Czarnobay, em 2005 – Gilberto Pedrucci, em 2006 – Firmino Splendo, em 2007 – Adriano Miolo, em 2008 – Ismar Pasini, em 2009 – Nauro José Morbini, em 2010 – Lucindo Copat, em 2011 – Daniel Dalla Valle, em 2012 – Dirceu Scottá, em 2013 – Juliano Daniel Perin, em 2014 – Delto Garibaldi, em 2015 – Christian Bernardi, em 2016 – Flávio Angelo Zílio, em 2017 – Carlos Abarzúa, em 2018 – Cedenir Fortunatti, em 2019 – Leandro Santini, em 2020 – Edegar Scorteganga, em 2021 – Alejandro Alberto Cardozo Rapetti, em 2022 – Bruno Motter e em 2023 – Vanessa Stefani. Palmas para Vanessa!
Em nome da Confraria Amigas do Vinho fazemos um brinde! Parabenizamos Vanessa Stefani e apostamos nela e em todas as enólogas que estão elaborando vinhos pelo Brasil e pelo mundo afora.
Tim-tim!
@rachelalves.professoravinhos