Ângela Guterres Viegas Carrascalão recebe agrément para assumir a missão diplomática
O governo brasileiro concedeu, na quinta-feira (26), a aprovação à Maria Ângela Guterres Viegas Carrascalão como Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República Democrática de Timor-Leste no Brasil.
A diplomata é Mestre em Direito pela UNTL (Universidade Nacional Timor Lorosa´e Licenciada em Direito pela UNTL (Universidade Nacional Timor Lorosa´e).
Com uma vasta carreira, a diplomata é, atualmente, Ministra da Justiça do VII Governo do Timor-Leste e já ocupou os cargos de Vice-Presidente eleita pelo CSMJ, Membro Efetivo do Conselho Superior da Magistratura Judicial. A diplomata também foi Chefe de Gabinete e assessora executiva do Secretário de Estado da Defesa do IV Governo Constitucional, entre outros.
Relações bilaterais – As relações diplomáticas entre o Brasil e o Timor-Leste foram estabelecidas em 2002, ano da independência daquele país. A embaixada do Brasil em Díli foi aberta no mesmo ano. O relacionamento bilateral é marcado por vínculos culturais, decorrentes de herança lusófona comum.