Embaixadores dos dois país se encontram com representantes do Sistema OCB
O encarregado de negócios de Singapura no Brasil, Desmond Ng, esteve, nesta terça-feira (10), na Casa do Cooperativismo, em Brasília, onde teve detalhes sobre o funcionamento do Sistema da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB). O objetivo da visita foi apresentar ao diplomata o panorama do cooperativismo no Brasil, o potencial de exportações das cooperativas brasileiras e o relacionamento mantido com a Federação Nacional de Cooperativas de Singapura.
Na ocasião, a Coordenação de Relações Internacionais apresentou à equipe da embaixada a programação da Missão Prospecção de Oportunidades Comerciais das Cooperativas do Mercosul à Ásia. A iniciativa liderada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no âmbito da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM), e apoiada pelo Sistema OCB, manterá reuniões de negócios na Índia, Singapura e Filipinas, entre o final do mês de outubro e a primeira semana de novembro.
A RECM é uma organização internacional vinculada à estrutura do bloco regional que tem como objetivo integrar os movimentos cooperativistas dos quatro países do Cone Sul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Brasil exerce a presidência rotativa do Mercosul no segundo semestre deste ano e liderará as discussões e atividades de integração da RECM neste período.
Durante a missão prospectiva, a delegação cooperativista do Mercosul terá a oportunidade de visitar a Federação de Cooperativas de Singapura para um intercâmbio técnico e discussão de oportunidades de cooperação comercial entre as cooperativas dos cinco países. Também está prevista uma reunião com a associação de importadores do país asiático, além de encontros com órgãos de logística e traders que importam produtos de países do Mercosul.
Localizado no sudeste asiático, a cidade-estado de Singapura é o quinto maior destino das exportações brasileiras. O país atua como um hub para distribuição dos produtos nacionais para o Sudeste Asiático e Oceania. Produtos alimentícios representam uma parte significativa da pauta exportadora brasileira. Singapura e o Mercosul discutem atualmente a implementação de um acordo de livre comércio que deverá potencializar o fluxo comercial bilateral.
Durante o encontro, também foram discutidas oportunidades de cooperação técnica e comercial com a embaixada de Singapura em Brasília, Nelson de Andrade Jr. e a analista, Mônica Barbosa, da Coordenação-Geral de Cooperativismo do Ministério da Agricultura, estiveram presentes no encontro e apresentaram à embaixada os projetos desenvolvidos pelo governo federal para o fomento do cooperativismo agropecuário no Brasil.
Índia – No dia 06, a gerência do Sistema OCB já havia participado de reunião com o embaixador da Índia no Brasil, Shri Suresh Reddy. O objetivo do encontro foi dar continuidade ao diálogo com as autoridades indianas sobre oportunidades de negócios para as cooperativas brasileiras no país asiático. O diplomata foi informado sobre a missão prospectiva comercial da Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM), no âmbito do Comitê de Promoção Comercial, que acontece entre os dias 27 de outubro a 12 de novembro, e é apoiada pelo Sistema OCB.
A RECM integra movimentos cooperativistas da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e conta com a participação de organismos governamentais que promovem o cooperativismo dos quatro países, além das organizações representativas das cooperativas em cada um dos países do Cone Sul. A missão à Índia será a terceira iniciativa de intercooperação comercial liderada pela RECM. Em 2018, as cooperativas dos quatro países visitaram África do Sul, Botsuana e Namíbia. Já em 2019, o destino da missão foi Israel.
A Índia se tornou a maior população do planeta em meados de 2023. O comércio bilateral com o Brasil tem crescido exponencialmente nos últimos anos e se consolidou como o 5º parceiro comercial e importador de produtos brasileiros. “Queremos que as cooperativas brasileiras nos vejam não apenas como compradores, mas como parceiros. Brasil e Índia têm desafios sociais e econômicos similares. Queremos fortalecer nossas parcerias estratégicas especialmente em agricultura”, disse Reddy sobre a cooperação da embaixada com o cooperativismo brasileiro.
Representando o Ministério da Agricultura e Pecuária, o coordenador-geral de Cooperativismo, Nelson de Andrade Júnior, apresentou a programação da missão perspectiva comercial da RECM, que contará com a participação do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. O embaixador da Índia convidou a comitiva do Mercosul a se reunir com a Confederação Nacional da Indústria da Índia para debater oportunidades de cooperação técnica.
Com mais de um milhão de cooperativas, a Índia é o país com o maior número de cooperativas no planeta. O país se destaca nos setores agropecuário e de produção de fertilizantes. A maior cooperativa de laticínios do mundo também fica no país asiático e será visitada pela missão prospectiva. Está na Índia, ainda, a maior cooperativa de fertilizantes do planeta, a IFFCCO, com quem a OCB assinou um memorando de entendimento em 2021.
Fonte: Assessoria OCB