Embaixadora Bojidara Sartchadjieva oferece tecnologia de empresa búlgara para ajudar no controle do clima no estado atingido por chuvas fortes e seca.
A embaixadora da Bulgária, Bojidara Sartchadjieva, em reunião, nessa terça-feira (10), em Brasília, ofereceu ao secretário-executivo da Representação do Rio Grande do Sul (EBSB), Henrique Pires, alternativas tecnológicas para evitar novos desastres climáticos no estado, especialmente no combate ao granizo.
A chefe da Representação Diplomática apresentou uma empresa búlgara com tecnologia de ponta para a produção de foguetes com Iodeto de Prata, capazes de combater o granizo, que é comum no sul do país e prejudica plantações, danifica telhados e ainda pode ferir pessoas e animais. Essa empresa também domina a tecnologia de semeadura ou bombardeamento de nuvens, a partir de aviões, para a formação de chuvas, o que pode ajudar o agronegócio gaúcho, também nos períodos de estiagens, como as que aconteceram nos últimos quatro anos no Rio Grande do Sul.
O secretário Henrique Pires recebeu os documentos com as informações técnicas e vai encaminhá-los para a Defesa Civil do Estado, a quem cabe aprofundar os estudos e negociar uma futura parceria. A empresa búlgara tem filial na Argentina, o que pode facilitar as negociações, inclusive para transferência de tecnologia.
Na reunião, também foi feita abertura para que o Rio Grande do Sul conheça a produção audiovisual daquele país do Leste Europeu. Também foi tratada a possibilidade de abertura do mercado europeu para a lã de ovelha gaúcha. A Bulgária, inclusive, já foi grande compradora do produto e estuda a retomada das negociações comerciais.
Texto e fotos: Fábio Paiva (Ascom/EBSB)